domingo, 2 de abril de 2017

Sugestões de Jardinagem I


 

Fazer sugestões de jardinagem no fim de alguns dias primaveris é, ao contrário do que possa parecer, tarefa ingrata. Para começar, e por muito que vender sementes deva ser o nosso foco, a nossa primeira recomendação para esta altura do ano é mesmo a de usufruir o início da estação onde a Natureza é mais exuberante: Isto é no meio dos muitos e bons espaços naturais de que o nosso país está cheio. seja sozinho ou acompanhado, nas montanhas ou na costa, em percursos ou actividades de família, a tirar fotos ou simples passeio. O importante é usufruir e constatar com gratidão que as plantas que nos rodeiam longe de serem uma massa verde disforme e sem nome, são seres a pulsar de vida!

Depois e para aqueles que têm o privilégio de ter uma varanda, um quintal ou um jardim, inspirados pelo que viram, há todo um sem número de  boas sugestões que  se podem fazer! Dizemos que é tarefa ingrata porque entre tantas possibilidades, temos dificuldade em escolher. Mas também porque nos dias de hoje habituámos-nos, erradamente, à ideia de que só é compensador jardinar se tiver já flores vistosas e prontas a colocar na terra. Sucede que esta forma rápida de satisfação nem sempre é, no médio e longo-prazo, a mais compensadora forma de abordar o tema. 

Estamos em boa época de usufruir das Primaveras, mas das já semeadas! O que agora podemos fazer é começar já a trabalhar na próxima Primavera, aproveitando as boas condições para a germinação de sementes. Semear nesta altura, sobretudo em ambiente controlado (i.e. que podemos acompanhar e regar) tem a grande vantagem de podermos fazer crescer nos próximos 6 meses as árvores e arbustos que queremos colocar na terra no próximo Outono.

Dito isto, as sugestões.

Temos várias, algumas pouco ortodoxas, mas para não espantar desde já eventuais leitores, começamos por uma de flores mais vistosas, de que é difícil não gostar. E neste capítulo há uma associação incontornável, para nós uma das mais felizes e de resultados assegurados: Roselhas e Pascoinhas. Duas espécies que desde sempre nos entusiasmaram e sobre as quais já publicámos diversas vezes no passado ( AQUI e AQUI).

Além de serem muito fáceis de germinar, ambas as espécies são pouco exigentes, não necessitam de qualquer rega e adaptam-se a diferentes tipos de solos, embora se deva dizer que não apreciam solos demasiado frescos e ácidos. Têm a grande vantagem de proporcionarem uma abundante floração que se inicia em Março e se prolonga pelo mês de Abril, entrando frequentemente pelo mês de Maio. Acrescentamos ainda o facto de disporem de folhagens igualmente interessantes, o que, sobretudo para a Roselha-grande, é ainda mais verdade, atendendo à cor verde-cinzento das suas folhas, que contrastam bem com outras cores!





Sem comentários:

Enviar um comentário