sexta-feira, 19 de junho de 2015

Boas sugestões para início de Verão



Na prática o Verão chegou a todo o país há dois dias, mas astronomicamente o solestício de Verão só ocorrerá no Domingo pelas 17h38 minutos. Neesse momento o dia atinge a sua maior duração e  é a altura do ano que que a maior parte das pessoas associa aos dias longos de praia, romarias, festas de aldeia e férias. Todavai o facto é que a partir daí os dias serão cada vez mais pequenos, como a dar nota de que mesmo importante é o dia em que estamos pois amnhã já teremos menos uns minutos de luz. 

E o que fazer no Verão!?! Ora aqui está uma pergunta que a quase totalidade das pessoas responde sem necessitar de grande ajuda. Se há altura pouco propícia ao tédio é esta!

Porém há duas actividades que nos dois próximos fins-de-semana prometem um início de Verão memorável. Nós iremos participar mas quem organiza de certeza que terá todo o gosto em receber mais inscrições.

No dia 21 iremos a uma saída de campo com a Lirium à praia dos Salgados entre S. Martinho do Porto e a Nazaré. Uma área pouco conhecida e que leva o esplendor da flora mediterrânica até á beira do Atlântico num m passeio guiado ente a serra as dunas e praia que vale mesmo a pena. Há melhor maneira de assinalar o início do Verão do que com um bom mergulho depois de uma caminhada? Inscriçoes aqui!

No fim de semana seguinte iremos com a Nomadas, uma das empresas com mais experiência na organização de actividades de ar-livre e aventura de qualidade,  acompnhar os dois últimos dias da transumância de um rebanho com perto de 700 ovelhas entre a Serra da Estrela e a Serra de Montemuro. É uma recriação, mas em que a atmosfera pouco difererá da tradição extinta há poucas décadas que as comunidades pastoris cumpriam todos os anos na busca dos prados verdes de Montemuro.

Serão dois dias, Sábado e Domingo, onde além da emoção de nos fazermos assumidamente parte de um rebanho de ovelhas, poderemos contactar com o património natural e humano de Castro de Aire. E com um bonus adicional: quem tiver cães de raças de trabalho pode dar-lhe o presente que é acompanhar um rebanho a sério! O programa também promete e quem quiser saber mais informações e inscrever-se é só seguir este link.

A quem nao puder ir nem a uma nem a outra actividade, os votos de que se ocupem de outras actividade similares. Pelo país todo iniciativas não faltam! Só não vale ficar em casa de persianas corridas!


Sem comentários:

Enviar um comentário