Em rigor o nosso Inverno já começou no dia 21 de Dezembro, há 19 dias atrás como publicámos aqui. Mas a época festiva do Natal e o início de um novo ano que se quer próspero, foram razões mais do que suficientes para adiarmos por alguns dias a habitual mudança, que gostamos de fazer ao ritmo das estações, nas nossas fotos de capa e de perfil.
Não que achemos, como muitos, que o Inverno é a pior estação do ano. Pelo contrário, se formos atentos aos detalhes, esta é a estação em que tudo se prepara para poder emergir renovado na Primavera. Apesar de tudo. das chuvas que virão e das baixas temperaturas que já se fazem sentir, o nosso clima é essencialmente mediterrânico e proporciona-nos Invernos relativamente suaves.
De qualquer das formas e até o próximo Equinócio de Primavera, que ocorrerá dia 20 de Março pelas 22h45min., serão 70 dias em que todos teremos a oportunidade de acompanhar o resto da Natureza reservando-nos para refundar ideias.
Sobreviver a esta estação é uma batalha para muitos seres-vivos. Entre os quais inúmeras espécies de plantas e árvores, que aproveitam a época para canalizar as suas energias para o sub-solo. Compreensivelmente. A temperatura da terra, alguns metros abaixo do solo, é em regra constante e superior à da atmosfera, o que motiva muitas árvores a "suspenderem" temporariamente a actividade à superfície e a ocuparem-se das suas raízes. O que normalmente apelidamos de "dormência" não deve pois ser confundido com congelamento de actividade.
E nas Sementes de Portugal iremos aproveitar a dica do nosso Inverno. Aproveitaremos para diminuir um pouco a nossa actividade visivel e iremos concentrar-nos nas fundações do projecto para poderemos lançar alguns "novos ramos" que planeamos vir a ter na próxima Primavera.
Não havendo muitas sementes para colher nem para tratar, regressaremos também à publicação de fichas das espécies da nossa flora nativa de que mais gostamos e às quais atribuímos maior potencial paisagistico e ornamental.
A todos, os votos de um Inverno confortável e sem desperdício de energia!
Sem comentários:
Enviar um comentário