terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Engendrar Primaveras em Vila do Bispo


Quem nos acompanha ultimamente poderá ser tentado a pensar que só no Porto e na sua área metropolitana se está a plantar e a semear neste Inverno de 2017. É um facto que é aí que,possivelmente,  está em execução a politica mais consistente em matéria de recuperação de espaços verdes com flora nativa, mas felizmente há mais exemplos no nosso país de pessoas que sabem que é no frio e na chuva do Inverno que se engendra uma boa Primavera.

E um desses outros sítios onde isso está a acontecer aqui e agora, e no qual também temos o privilégio de poder colaborar, é em Vila do Bispo, na arriba fóssil do Telheiro em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.

Pior do que errar é nada fazer para corrigir e é isso que a Câmara Municipal de Vila do Bispo, depois de uma intervenção menos feliz, está a fazer em conjunto com os cidadãos que fazem parte do Grupo de defesa do Telheiro: Recuperar o coberto vegetal das arribas fósseis do que é um dos mais importantes geo-sitios do nosso país. Para que também naquela parte da nossa costa, qualquer um de nós possa usufruir de muitas Primaveras floridas como só a Costa Vicentina sabe proporcionar. 

E tem tudo para dar certo. Este é um projecto em que além da autarquia e de um grupo de cidadãos empenhado foram envolvidas outras pessoas e instituições. Como o ICNF, a LPN, a associação A ROCHA, o  GEOTA e o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves”, que com a participação Alberto Pietrogrande e  Carlo Bifulco, técnicos italianos de planeamento do território que aportam ao projecto a sua experiência em técnicas de engenharia natural na recuperação paisagística.

Os trabalhos de sementeira e plantações decorrerão ainda durante o mês de Fevereiro e quem quiser colaborar de forma voluntária  participar neste projecto de engenharia natural pode inscrever-se através do  email: proteger.telheiro@gmail.com. 

Sem comentários:

Enviar um comentário