segunda-feira, 7 de março de 2022

Todas as guerras são imorais

 


Dois anos depois do início da pandemia e quando todos nós nos preparávamos para ensaiar um regresso a uma tão desejada normalidade e eis que as nossas vidas são assoladas por uma tragédia de dimensões infinitamente maiores.
Qualquer guerra, seja na Europa, na Síria, no Iêmen ou em África é imoral. Porém esta, uma invasão deliberada de um país em paz por um regime ditatorial que apenas pretende vergar um povo, destruindo cidades e vilas a partir dos céus, é particularmente hedionda. O facto de ser num pais europeu, com quem nos habituámos a conviver, apenas acentua a nossa perplexidade e adesão à causa ucraniana.
Já houve tempos em que às empresas, grandes ou pequenas, se pedia que agissem da forma mais asséptica possivel. Felizmente essa perspectiva tem mudado ao longo dos últimos anos e para nós é da maior relevância expressarmos a nossa total solidariedade. Com o povo ucraniano e com o povo russo que, como nós, amam as suas terras e as vêm ser destruídas pela irracionalidade de uns poucos.
Voltaremos a partilhar posts sobre o que motiva a nossa existência enquanto empresa: a flora autóctone e as suas sementes. Falaremos de plantas que nos interessam, de jardinagem, da explosão de vida que a Primavera trará dentro de semanas. Mas enquanto durar esta invasão, iremos fazê-lo com a tristeza de saber que a 4.000 Kms de Portugal existe um povo que está a pagar com sangue a sua liberdade. A todos os ucranianos, mas também a todos os russos, que hoje são vitimas do regime de Putin, a nossa solidariedade!

Sem comentários:

Enviar um comentário