A preservação da nossa flora autóctone nos seus espaços naturais de origem é, evidentemente, fundamental. Porém, podemos também usufruir das suas inúmeras potencialidades trazendo-as para os nossos jardins e espaços públicos das cidades. A disponibilização de sementes de espécies nativas para todos aqueles que as pretendem semear tem sido a nossa missão ao longo dos últimos anos.
Todavia, para que isso aconteça de forma mais sistemática é fundamental criar em Portugal uma cadeia de valor onde viveiros, arquitectos paisagistas, donos de obras, jardineiros e centros de jardinagem, utilizem cada vez mais essas mesmas plantas autóctones. Só assim será possível alterar de forma visível a nossa realidade no que toca a espaços verdes mais sustentáveis e biodiversos.
A Plantarium (www.plantarium.pt) é um desses projectos de viveirismo com quem temos o privilégio de colaborar desde o seu início. Sedeada em Vila Real no campus da UTAD, está totalmente focada na produção de espécies autóctones do nosso país tendo disponíveis para entrega plantas de qualidade de cerca 100 espécies, entre arbustos, árvores e herbáceas.
A sua existência a Norte é mais um passo nessa construção dessa cadeia de valor, à qual arquitectos paisagistas, profissionais do sector e particulares poderão recorrer na implementação dos seus projectos de paisagismo e jardinagem.
O seu sucesso será o nosso sucesso!
Mas será sobretudo o sucesso da sociedade à qual todos pertencemos e que, de forma adulta e madura, justificará, pelas leis do mercado, a existência de atividades económicas, viáveis e sustentáveis, relacionadas com a promoção e utilização de espécies autóctones. Uma sofisticação que outros países europeus já alcançaram e que em Portugal também pode e deve acontecer.
À equipa da Plantarium, os nossos votos de um Bom trabalho!
Sem comentários:
Enviar um comentário