segunda-feira, 1 de junho de 2020

Três espécies que merecem um lugar em qualquer jardim




Há 30 dias atrás assinalávamos o inicio do mês mais glorioso da nossa Primavera - Maio - e hoje assinalamos o seu fim com 3 espécies altamente ornamentais, mas que incompreensivelmente ainda hoje são pouco utilizadas na nossa jardinagem. E Injustamente. 

As 3 espécies pertencem todas à grande família das Apiáceas (o nome API indicia o quanto apreciadas são pelas Abelhas e da qual, só em Portugal , ocorrem cerca de 100 espécies distribuídas por 40 géneros diferentes) e todas alcançam um porte considerável, sendo possível encontrá-las um pouco por todo o pais. 

Na foto, em baixo da esquerda para a direita, o Canabrás (Heracleum sphondylium) o primeiro a florir em Março; o Turbit-da-terra (Thapsia villosa) que tem o seu auge de floração em Abril -Maio e a Canafrecha (Ferula communis), a mais alta das nossas espécies herbáceas (pode atingir 3 metros de altura!), e que tem em Maio-Junho o seu período de glória. 

Todas elas, além de estéticas e atractivas para as abelhas, partilham uma outra boa característica: são perenes vivazes. Isto é, só aparentemente é que morrem com a chegada do Verão. Para sobreviverem aos 3 meses de calor intenso que agora se seguem as suas raízes entram em dormência para renascerem com as primeiras chuvas do Outono. 

Ao longo dos últimos 6 anos fomos partilhando vários posts sobre esta família, onde se incluem as cenouras-bravas e o funcho, mas também espécies venenosas como a Cicuta! 

Para quem quiser aprofundar é só consultar a pasta das Apiaceas: http://sementesdeportugal.blogspot.com/search/label/Apiaceae

Sem comentários:

Enviar um comentário