sexta-feira, 5 de junho de 2020

Dia Mundial do Ambiente ?

Dia 5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente. Depois do dia da Árvore em 21 de Março, do Dia da Terra a 22 de Abril, do Dia internacional do fascínio das Plantas em 18 de Maio; do Dia da Abelha a 20 de Maio e do Dia da biodiversidade a 22 de Maio, as festividades de hoje encerram por este ano o circuito de celebrações para sossego das consciências. Os media, o governo, escolas e um sem numero de organizações ,celebrarão com bonitos logotipos e muitas acções de sensibilização o Dia Mundial do Ambiente. 

Mas equanto isso acontece, nós, portugueses, tratamos assim a Terra em que vivemos para fazer renascer um eucaliptal em fim de vida na região Oeste. Com uma receita simples: retiram-se todos os cepos, hoje carcaças esgotadas por diversos cortes em 30 anos de produção; lavra-se e draga-se com maquinaria pesada; destroi-se qualquer forma de vida que possa existir e afecta-se profunda e irremediavelmente a estrutura do solo. fazem-se ainda uns socalcos para melhor gerir e espetam-se eucaliptos. E aí teremos, uma nova "floresta sustentável", possivelmente "certificada" e que, provavelmente, até ganhará prémios europeus de exemplar sustentabilidade livre de incêndios!

Só que isto não é floresta! Aliás Isto nem monocultura chega a ser!

Isto a ser alguma coisa é mineração a céu aberto de papel higiénico, indústria onde Portugal decidiu ser líder mundial. É evidente que ali - uma ZIF- Zona de Intervenção Florestal que poderia ter os sobreiros mais produtivos do país, nunca existirão fogos porque tudo está morto. Nem fogos nem nada. nem uma erva nem um pássaro ou um rato. Apenas a morte.

Excepto os pobres eucaliptos que nos próximos 30 anos terão de parir pasta de papel à força, dê por onde der.

Nota -As sementes de Portugal são uma micro empresa exclusivamente dependente dos clientes que lhe adquirem sementes de flora silvestre! Por varias razões, explicáveis e inexplicáveis, no nosso país considera-se que uma empresa deve ser apolitica, exclusivamente focada nas vendas e lucros, devendo abster-se da politica e ter uma comunicação de responsabilidade social o mais assexuada possivel para que ninguém se melindre. Não é o nosso caso. Qualquer coisa que exista a pulsar neste planeta, mesmo sendo abstracta como o é uma empresa,faz politica diariamente na sua actividade. E não é somente quando paga impostos ou Segurança Social ou as taxas devidas, com a regularidade exigida, como é o nosso caso mesmo em tempo de COVID19. Tem também a obrigaçao moral de, na sua área e nas conexas, não ser indiferente ao que a rodeia.

2 comentários:

  1. João,
    Gostei particularmente do 2º e 4º parágrafos.
    Em relação à nota, quero dizer que uma empresa privada visa o lucro, como é lógico. Lucro esse que é fundamental à sua sustentabilidade económica e financeira. Contudo, uma empresa também tem obrigações sociais e morais para com a sociedade e território em que se insere.
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo, estamso totalmente de acordo. Infelizmente hoje em dia considera-se que uma empresa não tem que ter qualquer voz ( e se for discordante ou critica, mais ainda) sobre as politicas ou a falta delas!

      Eliminar