sexta-feira, 21 de junho de 2019

Verão: Tempo de Colher e Preparar


Às 16h54 minutos de hoje assinala-se o inicio oficial do Verão no hemisfério Norte. Nesse momento, em que ocorre o  Solstício, o nosso planeta, na órbita que percorre ao longo do ano em torno do sol, receberá a luz solar que incide sobre a linha do equador com a máxima declinação. O que na prática será percebido por nós como o ponto em que o Sol atingirá a altura máxima, proporcionando em consequência o dia com a maior duração do ano: cerca de 14h53m , quase 15 horas!

Curiosamente, apesar de associarmos o Verão aos dias longos, a realidade é que a partir de hoje a duração dos dias irá diminuir, todos os dias!, um bocadinho até que igualará a duração da noite daqui a 3 meses em 23 de Setembro, momento que o dia e a noite terão a duração de 12 horas (Equinócio!). 

Muitas das festas populares de Junho, como os Santos e sobretudo o S. João, são na realidade festas ancestrais de celebração das colheitas, que normalmente se faziam e fazem por estas alturas da trajectória em volta do Sol. É um facto que hoje em dia, em que a grande maior parte de nós vive em ambiente urbano e desempenha actividades que não relacionam com a agricultura, temos tendência a pensar que o Verão é apenas a melhor altura de ir à praia, passear e descansar. Porém, sendo certo que também o é, o Verão é sobretudo o tempo para colher o que se semeou desde o Outono. E, acto continuo, começar a preparar o reinicio do próximo ciclo que será possível a partir do próximo Outono. A fábula da formiga e da cigarra atesta isso mesmo- pode-se descansar e tocar guitarra mas convém não esquecer que o Verão é estação de trabalho árduo!

E para nós será isso mesmo: A estação das colheitas em que já estamos a colher as sementes das espécies mais emblemáticas da nossa flora que poderão ser semeadas a partir de Outubro! Daí que nestes próximos 3 meses, mais do que falar em semear, iremos partilhar e colocar a nossa atenção nas sementes!

Não se pense porém que agora a Natureza só tem sementes para colher! Os seus ritmos apurados não permitem "colocar todos os ovos no mesmo cesto" e continuará a ser possível usufruir da beleza de muitas espécies que se foram programado para florir no Verão. Serão em menor numero, mas existem! Também iremos partilhar sobre elas. Seja nas zonas litorais da costa, seja nas zonas húmidas, há espécies incríveis que prolongarão a Primavera até ao final de Agosto! 

Na realidade, apesar de cada estação ter uma tónica dominante, se analisarmos com atenção em todas elas podemos observar sinais das restantes. No limite há tempo para Semear, Descansar, Usufruir e Colher em todas elas. E se analisarmos com mais detalhe o mesmo podemos observar na duração de um dia qualquer, seja ele de Primavera, de Verão de Outono ou de Inverno e o importante é perceber a tónica de cada momento para que os dias, meses, estações e anos sejam vividos da forma harmoniosa que todos ambicionamos!

A todos os que nos seguem os votos de um bom Verão: A descansar, a Usufruir mas sobretudo a Colher pensando já em Semear!



Sem comentários:

Enviar um comentário