Novo Catálogo Geral 2018-2019: AQUI
Publicamos hoje, pela 6ª vez consecutiva, o nosso catálogo geral de sementes de espécies autóctones de Portugal. Nos anos anteriores procurámos publicá-lo no mês de Setembro, porém essa é uma altura em que muitas das espécies de arbustos e de árvores ainda não frutificou.
Daí que este ano tenhamos optado por aguardar pelos meados de Novembro, até porque estamos em vésperas do Dia oficial da Floresta autóctone. E este é um dia naturalmente significativo para nós. Podemos germinar sementes a maior parte do ano mas esta é a altura perfeita para colocar plantas e árvores na terra dando-lhe tempo para enraizarem até à Primavera e assim suportarem melhor a falta de água no Verão.
A nossa missão, por peregrina que pareça a muitos, continua a ser a mesma: disponibilizar a todos os que o pretendam, sementes do maior número possível de espécies autóctones que ocorrem no nosso país, pois germinar sementes é a melhor maneira de ter por perto as espécies silvestres que, seja qual for a razão que nos mover, quisermos ter por perto!
Jardins sustentáveis, hortas mais bonitas e bosques mais resilientes são as linhas a que obedecem as colheitas que fazemos ao longo de cada ano.
No presente catálogo acrescentámos sementes de mais 20 espécies da nossa flora alcançando as 390!
O catálogo não tem qualquer pretensão cientifica e organiza de forma simples as espécies pelos seus nomes científicos em categorias que são facilmente apreendidas pela maioria das pessoas que se interessam pela nossa flora. e que nesta edição é constituído pelos seguintes capítulos:
- Árvores - 45 espécies, tendo sido adicionadas 2 novas espécies:e Pinus sylvestris e Prunus insitita
- Arbustos e sub-arbustos - 76 espécies - foram adicionadas 6 novas espécies entre as quais destacamos a Ephedra fragilis e a Erica ciliaris
- Trepadeiras - 15 espécies - mais duas novas, destacando-se a Rosa corymbifera
- Herbáceas - 212 espécies - Das 7 novas espécies cujas sementes adicionámos a Campanula alata e o Eryngium duriaei colhem as nossas preferências dadas as suas inequivocas potencialidades ornamentais
- Gramíneas - 25 espécies - nao tendo sido acrescentada nenhuma nova espécie
- Alhos e bolbos - 19 espécies - Das 3 novas a Narcissus papyraceus é sem sombra de duvida a que mais se destaca.
Sempre que possível acrescentámos ainda o nome vulgar pelo qual a espécie é conhecida. No catálogo deste ano distinguimos também as espécies que além de ornamentais são consideradas como aromáticas, medicinais ou utilizáveis na nossa alimentação. Pelas diferentes categorias podem encontrar-se cerca de 40 dessas espécies, das quais destacamos a Valeriana, a Betónica e a Malva silvestre para dar apenas alguns exemplos.
Terminamos por fim e como já vem sendo nosso hábito com duas referências da maior importância. A primeira, de agradecimento a todos aqueles que nos têm ajudado a trazer á luz do dia este projecto e que das mais variadas formas ajudaram a consolidar este catálogo geral. A segunda, de apelo ao feed-back que qualquer um considere relevante enviar-nos. Todos os comentários, sugestões e criticas, são bem vindos. E essenciais para nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário