sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Monchique: Vive cada tragédia como se fosse a primeira!


Monchique. Por fim e 10 dias depois do seu início, o tempo deu as tréguas necessárias para que mais um mega-incêndio de 29.000 hectares fosse considerado extinto. 

O tema dos incêndios, do ordenamento florestal e do território já tem suficientes dinamizadores nas redes sociais e suscita posições inflamadas para todos os gostos. Um debate politizado, com inúmeros especialistas munidos dos mais diversos estudos, paixões e interesses particulares. Um debate que se reedita sempre como se fosse a primeira vez que tal tragédia nos está a acontecer. 

Nós, por uma manifesta falta de energia, optamos por não participar, até porque a nossa visão sobre o tema é conhecida e compreensível - vendemos sementes de flora autóctone! Mas não resistimos a relembrar que no início de Setembro de 2016, e pouco depois dos incêndios da Madeira, que ocorreram precisamente no início de Agosto de 2016 - faz agora 2 anos! a vertente Sul de Monchique teve um incêndio onde arderam 4000 hectares. Um incêndio com origem criminosa na Foia e que entrou pelo concelho de Portimão. 

Como é óbvio já todos nos esquecemos. Como esquecemos que menos de 6 meses depois, no início de 2017, o nosso actual primeiro-ministro celebrava protocolos com a industria de celulose para aumentar a produção de eucalipto em áreas de elevada produtividade como...Monchique. 

Evidentemente que o problema não é só o eucalipto e que a solução passa por olhar para muitas outras variáveis, mas enquanto esta espécie for considerada a solução para a economia de extensas parcelas do nosso território temos a maior das duvidas de que algo de diferente possa acontecer no futuro. Deixamos aqui os links para o que escrevemos sobre o tema e que na pratica permanece actual. AQUI e AQUI.

Nota - Temos também as maiores das dúvidas de que estes 29.000 hectares se devam apenas ás anormalmente elevadas temperaturas do fim de semana. Para quem conhece a região, mesmo altamente eucaliptada, como é que 1300 homens, dezenas de meios aéreos conseguem deixar que um fogo que se iniciou 15 Km a Norte de Monchique consegue chegar a Alferce, rodear a Picota, expandir-se para nascente e sul atingindo Silves e  alcançar novamente a serra chegando à  FOIA!?

Sem comentários:

Enviar um comentário