terça-feira, 24 de outubro de 2017

Sementes de Portugal: 4º Aniversário!




Assinalamos hoje, dia 24 de Outubro, o nosso 4º Aniversário!

Na escala de uma vida humana 4 anos não são nada, mas na de um projecto peregrino, com natureza empresarial, persistir e sobreviver 4 anos  é para nós um enorme motivo de alegria e satisfação.
Como escrevíamos nessa altura, AQUI, abraçávamos nesse dia de Outono de 2013, a missão de tentar que em Portugal, e à semelhança do que já existia há tantos anos noutros países europeus, existisse uma empresa que disponibilizasse sementes das espécies autóctones da flora portuguesa. As suas potencialidades, o interesse que reuniam em matéria de paisagismo e jardinagem, a possibilidade de contribuir para a renaturalização dos mais diversos espaços, e sobretudo a nossa profunda crença de que podemos  e devemos ter espaços verdes mais bio-diversos e ecologicamente sustentáveis, fizeram-nos acreditar, desde o inicio, de que a nossa missão faria todo o sentido existir.

Fazia e Faz! Ao longo destes quase 1500 dias contribuímos para que cada vez mais pessoas estejam atentas à importância das espécies silvestres da nossa flora e que, caso seja essa a sua vontade, seja hoje muito mais fácil  encontrarem as sementes de espécies emblemáticas que fazem parte do nosso imaginário colectivo.

Apesar de apostarmos na dessacralização de temas que são demasiadas vezes capturados por discursos "científicos" herméticos e inacessíveis, as sementes de Portugal serão sempre, evidentemente, uma empresa - projecto de nicho. Não temos nem a veleidade, nem a vontade, de sermos uma grande empresa de comercialização de sementes. Mas continuamos a acreditar e a ter a certeza de que poderemos acrescentar valor promovendo o que é para nós fundamental: a nossa reconecção com os elementos e  com as outras formas de vida com quem partilhamos o nosso planeta Terra.

E gostando nós de eco-sistemas enche-nos igualmente de satisfação saber que a nossa empresa, embora de pequena dimensão, faz hoje parte do eco-sistema económico e social que é a nossa sociedade, na qual vivemos e para a qual desejamos contribuir com a nossa energia. 

Totalmente financiado pelas vendas junto dos seus clientes, contribuindo para a Segurança Social e cumprindo as suas obrigações fiscais, como qualquer outra actividade económica suportada pelo mercado, as Sementes de Portugal incorporam o resultado do trabalho de outras empresas e são hoje parceiras, acrescentando valor, de  comerciantes e empresas que promovem o melhor do nosso país. Colaboram com diferentes Universidades e Institutos Politécnicos,  estão integradas em associações como a Sociedade Portuguesa de Botânica e a Associação de Jardinagem em climas mediterrânicos e, o que é da maior importância para nós, têm um papel activo em projectos de enorme impacto em matéria de responsabilidade social como o Programa Eco-Escolas e o Projecto Futuro 100.000 Árvores - da Região metropolitana do Porto.

Neste 4 anos existiram naturalmente muitos desaires e dificuldades que não ultrapassámos como gostaríamos. Mas em dias de aniversário preferimos antes focar-nos no muito que pode e deve ainda ser feito. Como há quatro anos, continuamos com a mesma energia e a mesma certeza: A Flora autóctone tem tudo para fazer parte do nosso Futuro!

A todos aqueles que nos têm ajudado a fazer crescer esta ideia: OBRIGADO!

3 comentários:

  1. Parabéns, João, pelo trabalho desenvolvido até ao momento. Votos de continuação de bom sucesso! (um destes dias vou fazer mais uma compra de sementinhas).
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Olá João, embora com algum atraso aqui vão os meus parabéns por mais um aniversário e sobretudo por um trabalho bem feito e que está a ter muito sucesso. Que venham muitos mais, a incentivar o cultivo das nossas espécies.
    Um abraço, Fernanda Nascimento.

    ResponderEliminar