quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Equinócio de Outono



De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboano hemisfério Norte, onde nos situamos, o início de Outono ocorrerá amanhã  pelas 15h21m. Significa isto, pelo menos teoricamente, que teremos amanha um dia que igualará a noite em duração, marcando-se a partir desse momento e até ao equinócio de Inverno a 21 de Dezembro dias cada vez mais pequenos. O que também significa que acordaremos no Verão e nos deitaremos no Outono!

Existem múltiplas razões para assinalar Solstício e Equinócios. Desde que o Homem se atreveu a observar estrelas (30.000, 40.000 anos!??!) que estes factos astronómicos influenciam de forma consciente e marcada as nossas vidas. Claro que poderíamos dizer que são apenas o alibi perfeito para um projecto empresarial mudar de visual aqui e na pagina do Facebook, procurando animar comercialmente a sua actividade. 

Mas não é só por esta ser de facto a melhor altura para semear que escrevemos este post. Quatro vezes por ano repomos em memória para nós mesmos que este planeta, onde aparentemente tudo é igual dia após dia, está mesmo em movimento. Aliás que tudo está em movimento. Circulamos à volta do sol a uma vertiginosa velocidade de 30 Km por segundo; O nosso sistema solar desloca-se ele mesmo sobre o Eixo da Galáxia e esta por sua vez a 500 Km/segundo.

É pois velocidade a mais para dizermos mal das nossas vidas! É que ainda assim, neste planeta e ano após ano, temos a constância dos solstícios e dos Equinócios. E a certeza de que se não for neste, haverá outros Equinócios de Outono para começar a semear e a plantar!

A todos os que nos seguem, os votos de bons recomeços e de boas sementeiras!



Sem comentários:

Enviar um comentário