sexta-feira, 30 de setembro de 2016

As sementes de Portugal estão na Revista Jardins!


Já está nas bancas, desde quarta-feira, a edição de Outubro da Revista Jardins, este mês com um especial enfoque no tema das sementes e do Outono. Por amabilidade da sua directora Teresa Chambel, também estamos presentes neste número com um artigo dedicado às sementes  de flora autóctone e às suas potencialidades seja nas vertentes ornamental e paisagística seja nas suas potencialidades horticulturais.

Escusado será dizer que para nós é mesmo um motivo de enorme satisfação poder dar o nosso contributo para uma maior visibilidade da flora autóctone e silvestre. A revista jardins é a revista de referência do mundo da jardinagem, o que significa que, aos poucos mas de forma consistente, a valorização da flora nativa fará cada vez mais parte das opções ao dispor de um numero significativo de pessoas.

Como é evidente, é um caminho longo  o que temos pela frente. O nosso país, apesar de se considerar um jardim à beira mar plantado, não é,por várias razões, um país de jardineiros! Tem mais jardineiros do que o que se costuma pensar, mas tem aindaespaço para muitos mais! 

E nossa aposta é que terá cada vez mais jardineiros que privilegiarão a flora autóctone e silvestre. A qual não é nem tem de ser, muito pelo contrario, uma bizarria, ora rebaixada ora sacralizada, mas quase nunca conhecida e utilizada de facto. E é nessa linha que continuaremos a investir as nossas energias no que às suas sementes disser respeito!

Um parágrafo final para o número deste mês, o qual além do nosso artigo, tem também outros temas interessantes. Desses destacamos as dicas de José Pedro Fernandes sobre como recolher e conservar as sementes das suas plantas, o artigo de José Arantes sobre a planta do mês - a alcachofra comestível e os usos culinários e terapêuticos das especiarias por Fernanda Botelho. Motivos de sobra portanto para a procurar no quiosque mais perto de si! 

Um Bom Outono, boas leitura e melhores sementeiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário