quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Cardo-leiteiro II


Quem nos segue há mais algum tempo sabe da nossa predilecção por cardos e, na hora de escolhermos uma 3ª espécie que possa fazer parte de qualquer horta ou jardim, voltamos ao Cardo-leiteiro.

A extensa lista de espécies de que dispomos na nossa flora silvestre permitia-nos continuar a publicar posts sem nunca as repetir. Mas isso tem vários "senãos": Ignora o Esquecimento, essa faculdade tantas vezes útil mas tem os seus defeitos, e deixa de fora aqueles que só mais recentemente entram em contacto com o nosso projecto.

Razões pois mais do que suficientes para repormos em memória o que AQUI escrevemos há mais de dois anos e que continua perfeitamente válido. A espécie Cynara cardunculus é uma daquelas plantas emblemáticas que à parte os picos das inflorescências, só tem qualidades!

Além da óbvia utilização que justifica o seu nome popular, no processo de fabrico de queijos, é uma planta cujos tons verde-cinza das folhas lhe confere evidente potencial ornamental durante o Inverno e a Primavera. Acresce a isto que é uma planta cujas inflorescências são muito apreciadas  pelos insectos polinizadores e não só: na agricultura biológica é, por exemplo, utilizada para atrair joaninhas as quais são um poderoso aliado no combate de algumas pragas. Tê-la num canto da horta ou do jardim é pois uma boa decisão.

E, como nunca é demais referir, é uma espécie resistente, perfeitamente adequada ao nosso clima e que não exige regas ou especiais cuidados. Depois da sua ´floração nos meses de Maio a Junho seca e quase desaparece. Mas nada que justifique preocupação, pois é uma planta vivaz cujas raízes voltam a rebentar com as primeiras chuvas do Outono.

Sem comentários:

Enviar um comentário