domingo, 29 de março de 2015

Domingo de Ramos em Óbidos



Se não estivermos enganados nas contagens, os último 40 dias de quaresma foram levados a preceito e em penitência. Independentemente das praticas religiosas mais ou menos activas,conscientes ou ortodoxas de cada um, um período de frugalidade, abstinência, jejunm e reflexão não é, por princípio totalmente descabido. Nada cresce indefenidamente e à mesma taxa, e a transformação exigem sempre momento de recolhimento.

E se, como referiamos aqui, há 40 dias se queimaram os ramos abençoados em 2014, hoje, dia 29 de Março, prepararam-se novos os ramos de oliveira, alecrim, rosmaninho e outras flores. Uma vez mais, independentemente das praticas religiosas mais ou menos activas,conscientes ou ortodoxas de cada um, não é de mais saber o significado do acto.

Hoje, Domingo de Ramos inicia-se formalmente no mundo católico  a celebração da semana-santa. A semana mais importante do cristianismo e que recorda, de forma tão viva quanto possível, os sete dias vertiginosos e dramáticos que há 2015 anos culminaram na na crucificação e ressurreição de Cristo.

Mas não é preciso ser cristãos ou religiosos para determos alguma atenção a estas celebrações. O Domingo de ramos celebra a entrada apoteótica de Jesus em Jerusalem, após um período em que a fama dos seus milagres se espalhava por toda a Judeia. Na tradição judaica a multidão recebeu-o como um rei terreno, com ruas atapetadas e ramos estendidos à sua passagem. A sua entronização, para incómodo de Heródes e Pilatos, era para todos uma exigência.

Uma euforia que, como é sabido, foi muito momentânea. Foi essa mesma multidão que nele via um novo rei na terra que alguns dias mais tarde exigiu a sua crucificação!

E não vale a pena dizer que os judeus foram execráveis. É da condição humana: poucos de nós podem assegurar  que ficaram sempre bem na fotografia! Recordarmo-nos dessa possibilidade é possivelmente um dos bons usos que podemos fazer das celebrações da Páscoa.

A importância da Páscoa é tal, sobretudo no mundo católico da Europa do Sul, que nos últimos séculos a Igreja concebeu verdadeiros e elaborados programas de missas, procissões e sofisticadas encenações. Na Peninsula Ibérica a Semana-Santa de Sevilha é possivelemente a que a celebra de forma mais elaborada. Mas em Portugal não lhe ficamos muito atrás. A de Braga é conhecida e a de Óbidos não o é menos. Há algumas décadas atrás era a semana-santa e nao os novos festivais de Natal e de chocolate que atraiam multidões á vila! 

Mas os tempos mudam e hoje a semana-santa também se dá a conhecer na internet e através do Facebook. E quem quizer hoje assistir ao início das celebraçoes Pascais, a procissão do Domingo de Ramos é hoje ás 15.00.

Nota - A ideia era também partilhar que as sementes de Portugal estão em Óbidos, m dois sítios da Rua principal. Na casa dos Arcos e no mercado biológico/ler devagar. Mas como o texto já ultrapassou todas as medidas e a procissão dos ramos de hoje é  várias vezes mais relevante, voltaremos a Óbidos na próxima entrada!



Sem comentários:

Enviar um comentário