segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Conservação de sementes



No passado Sábado participámos em Seia no workshop dedicado ao tema da conservação de sementes.

Promovida pelo CISE (Centro de interpretação da Serra da Estrela) e pela Qualityplant, spin-off da Universidade de Coimbra dedicada à conservação de germoplasma , esta formação dirigida pelo Eng. Luís Rodrigues contou ainda com a presença do Sr. Arménio Matos, colector profissional do Jardim Botânico de Coimbra e que é, muito possivelmente, o colector português com maior conhecimento da nossa flora autóctone.

A conservação de sementes é inquestionavelmente uma das actividades cruciais que determinou o sucesso da sedentarização humana há cerca de 12.000 anos. Porém, e por incrível que pareça, é hoje um conhecimento que corre serios riscos de se perder, tal tem sido a facilidade com que as multinacionais do sector se apoderaram e monopolizaram o comercio de sementes.

No nosso projecto estamos centrados nas sementes de flora nativa, em regra pelo seu interesse ornamental e paisagistico, mas não somos indiferentes á temática das sementes livres, sobretudo de espécies alimentares. E como em matéria de conservação de sementes os principios e as boas técnicas são as mesmas, contamos poder contribuir positivamente para um futuro em que quem quizer semear não tenha de pagar royalties sobre sementes patenteadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário