quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

As Sementes a namorar Portugal



Há alguns anos atrás, o Prof. José Hermano Saraiva queixava-se,  num dos seus programas sobre o nosso país, de que nos faltava artesanato de qualidade. Uma pessoa ia a um sítio e so encontrava miniaturas da Torre de Belém, imagens dos pastorinhos, coisas sem graça nem imaginação.

Mas se estivesse hoje vivo não temos dúvidas de que estaria orgulhoso da revolução operada nesta matéria ao longo dos últimos anos. Como já o dissemos aqui, em Lisboa, Porto e Algarve são já muitas as lojas onde se encontra do novo artesanato. Actualizado nas técnicas, a inovar nos materiais e de imagem refrescada, muito do nosso artesanato de hoje está um pouco mais próximo de ser apelidado de arte.

As bonecas Namorar Portugal, de Amélia Gomes, Braga, são um exemplo desse novo artesanato os que dá vontade de comprar. Feitas com as técnicas de moldagem do papel as bonecas Namorar Portugal são inspiradas nos corações de filigrana e nos lenços de namorados minhotos. Inspirados, porque a isso Amélia Gomes junta a sua sensibilidade e imaginação.

E em Braga, onde Amélia Gomes também tem uma pequena loja, o Ferrolho, dedicado aos produtos da nossa identidade, não foi difícil escolher onde gostávamos de ver as nossas sementes! Era ali mesmo, ao lado das bonecas e a namorar Portugal!




Sem comentários:

Enviar um comentário