quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sementeiras de Outono II


No regresso da feira de Jardinagem mediterrânica, realizada em Estoi, Algarve, no passado Sábado, parámos em Lisboa e fomos ao viveiro da Sigmetum  ver como estavam as sementeiras de que vos falámos aqui. Em menos de 3 semanas, o aspecto dos tabuleiros é o que vos mostramos agora. Pelo menos 15 espécies tiveram germinações que já superaram as nossas melhores expectativas!

O que nos enche de satisfação. Quem resolver levar consigo sementes de chicoria, arruda, papoilas, funcho-marítimo, bem como das novas espécies que contamos disponibilizar em breve, como as capuchinhas, não só leva sementes de qualidade como verá rapidamente resultados. E quase sem esforço. Temperatura, humidade e luz q.b.,  a vida desponta!

Algumas espécies ainda apresentam germinações mais tímidas. E das duas uma: ou teremos de esperar mais alguns dias, ou necessitam de condições diferentes para germinarem. Com efeito o regime de rega de que cada semente necessita varia de espécie para espécie e compreendermos  isso é fundamental para aconselharmos com mais rigor.

Em posts futuros continuaremos a mostrar como germinar sementes não é, de todo, uma ciência exotérica. E que além de uma experiência compensadora pode ser uma actividade divertida para os vários elementos da família. Miúdos incluídos.

Sem comentários:

Enviar um comentário