segunda-feira, 23 de junho de 2014

O S. João e os Alhos-porros!

Allium ampeloprasum

Como já vem sendo hábito, não perdemos uma oportunidade para a propósito das nossas tradições introduzirmos algumas das plantas cujas sementes dispomos em catálogo. A intenção não é apenas comercial, procura sobretudo ilustrar a forte ligação que o Homem estabeleceu ao longo dos séculos com muitas plantas atribuindo-lhe valor e significado particulares.

E como dentro de algumas horas se irá festejar em diversas localidades, nomeadamente no Porto, o S. João, aproveitamos para escrever algumas linhas sobre os alhos-porros. É certo que hoje em dia os martelos de plástico adquiriram maior visibilidade mas mais logo ainda será possivel ver muitos foliões a espanarem as inflorescências dos alhos na cara dos que passam.

Tradicionalmente o S. João, assim como, estamos em crer, os restantes, santos populares, eram festividades pagãs associadas ao solstício de Verão ao culto do sol e à celebração da fertilidade. Posteriormente assimiladas pela Igreja, que lhes atribuiu um santo, as festas não perderam todavia o seu lado ancestral. 

No caso do S. João o espírito de brincadeira  e de namoro continua bem presente na simbologia fálica atribuída ao alho-porro que os rapazes esfregavam na cara das raparigas. Por outro lado era (e é ainda) tradição as raparigas esfregarem ramos de cidreira na cara dos rapazes, simbolizando os órgão sexuais femininos.

Tradições à parte, o facto é que os alhos têm também uma valia ornamental que muitas vezes nos passa despercebida. No caso dos alhos-porro, ancestrais do alho-françês que utilizamos na cozinha, sendo das espécies nativas a que maiores proporções alcança não é difícil imaginar a sua utilização em jardins ou arranjos paisagísticos - algo que aliás é frequente admirar noutras paragens.

De salientar porém que esta não é a única espécie do género Allium com interesse ornamental. Das cerca de 20 espécies que ocorrem em Portugal, conforme nos diz a flora-on, há pelo menos mais uma dúzia que valia pena ter num jardim. Em rega são plantas que preferem solos secos e que não exigem qualquer tipo de rega pelo que os cuidados a ter são mínimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário