domingo, 15 de junho de 2014

Duas flores especiais

Nigella damascena e Aquilegia vulgaris

É um facto que a Natureza atinge graus de sofisticação e perfeição elevados e que por vezes nos surpreendemos a nós mesmos exclamando que determinada coisa quase parece uma obra de engenharia ou de arquitectura tal a elaboração. É claro que esta exclamação encerra em si uma perspectiva enviesada da realidade. De facto não é a Natureza que quase consegue alcançar o Homem, mas o Homem que por vezes quase se aproxima da perfeição da Natureza, ela sim magistral no desenho das formas de vida que apurou ao longo de milhões de anos.

Vem esta ideia a propósito de duas flores que, a titulo de exemplo, nos intrigam pela "complexidade" das suas formas e desenhos. Na maioria das flores conseguimos perceber a funcionalidade do que observamos mas nestas Nigella damascena e Aquilegia vulgaris quanto mais observamos mais ficamos intrigados com a sua elaboração.

Ambas são plantas herbáceas singelas, anuais, que uma vez floridas perdem quase todo o interesse. Por isso, tê-las num vaso ou num cantinho do jardim é sobretudo cultivar um capricho estético apurado na observação da perfeição das pequenas coisas!

Nota - curiosamente ambas as flores, de géneros distintos,  pertencem à família das Ranunculaceae. Mais informação e boas fotos sobre a Nigella aqui (Dias com árvores), sobre a Aquilegia aqui (Botânico Aprendiz...).

Sem comentários:

Enviar um comentário