quarta-feira, 16 de abril de 2014

Uma centaurea

Centaurea sphaerocephala L. ssp. polyacantha

A par das armerias há muitas outras plantas que por esta altura nos chamam a atenção nas nossas arribas litorais. A que hoje vos mostramos é uma delas e se nos despirmos de preconceitos facilmente reconhecemos o quão bonita é e o quão interessante pode ser num jardim. As suas enormes inflorescências cor-de-rosa  podem chegar a ter 15 cm de diâmetro!

Esta planta, com o nome botânico de Centaurea sphaerocephala L. subespécie. polyacantha, pertence ao género Centaurea e pode ser encontrada em praticamente toda a costa ocidental portuguesa sobre areias, arribas e matos próximos do mar. Pode todavia ser usada com facilidade em jardins fora da linha de costa pois não estranha outros tipos de solos nem requer regas frequentes. Pelo contrário, até gosta de ser deixada por sua conta! 

De notar que é uma herbácea perene vivaz que após desaparecer com a secura do Verão volta a renascer no Outono seguinte. Por isso, uma vez semeada e germinada, pode ser colocada no seu lugar definitivo estando garantido todas as Primaveras uma vistosa floração. O que, aliás faz as delícias dos insectos polinizadores como as abelhas que apreciam especialmente o seu néctar. 

Para terminar deixo aqui uma ligação para o blogue da Fernanda Nascimento. Como é seu timbre, um artigo completo através do qual se ficam a saber algumas interessantes curiosidades sobre as flores desta planta.

Sem comentários:

Enviar um comentário