domingo, 13 de abril de 2014

Armerias


Armeria welwitischii Boiss

Das cerca de 20 espécies de armerias nativas de Portugal, existem algumas cujo porte e inflorescências lhe conferem um indiscutível valor ornamental. Valor esse que não tem passado despercebido pois já hoje é possível encontrar algumas espécies e variedades ornamentais em muitos centros de jardinagem, como é o caso da Armeria maritima.

A que hoje vos mostramos e sobre a qual recaem as nossas preferências, é a Armeria welwitischii Boiss, um endemismo português. Isto é apenas ocorre em Portugal, mais concretamente nas dunas e arribas do nosso litoral entre Cascais e o Cabo Mondego. 

É uma planta sub-arbustiva perene que em regra se apresenta em tufos densos e cuja floração ocorre entre Março e Julho. Habituada ao rigor dos ventos salinos do seu habitat adapta-se todavia com grande facilidade a outros tipos de ambientes não exclusivamente arenosos ou litorais. Tem ainda a vantagem de suportar muito bem a secura, não exigindo nem regas frequentes nem solos ricos. É por isso uma planta ideal para jardins secos ou naturais.

Sendo exclusivamente portuguesa o seu nome "welwitischii Boiss" tem porém uma explicação simples. O botânico Pierre Edmond Boissieri  foi quem primeiro a descreveu. Em honra de um outro botânico austríaco,  Friedrich Martin Josef welwitsch, que em meados do século XIX também estudou a nossa flora nativa,  foi baptizada de welwitischii, como como nos explica  aqui Maria Carvalho do blogue Dias com árvores.

Sem comentários:

Enviar um comentário