quarta-feira, 26 de maio de 2021

18 de Maio - Dia Internacional do Fascínio das Plantas

 


Dia 18 de Maio - Dia Internacional do Fascínio das Plantas. 

Como para nós são poucos os dias em que não celebramos a incrível diversidade  das plantas que nos rodeiam, partilhamos hoje um post sobre duas espécies que merecem mesmo ser adjectivadas de fascinantes. 

Por regra aprendemos que as plantas têm sempre raizes, caules, folhas e flores. 

Todavia, há excepções e quer a atractylis gummifera  quer a cynara tournefortii, no seu processo de evolução optaram por não gastar energias a desenvolver um caule que lhe elevasse as flores em busca da luz e dos polinizadores. 

Desconhecemos a razão que está por detrás desta opção, mas é inquestionável que quer uma quer outra são inegavelmente belas e com interesse ornamental. Ambas gostam de solos pesados neutros ou básicos e se a primeira (Atractylis gummifera, também conhecida como cardo-do-visco) é abundante pelo centro e sul do nosso país, a segunda (Cynara tournefortti, um endemismo ibérico) é extremamente rara no nosso pais, estando as poucas populações existentes no Alentejo em risco pelo avanço do olival intensivo - Razão pela qual tem o estatuto de vulnerável na recentemente publicada Lista Vermelha da flora vascular de Portugal continental. 

Evidentemente urge proteger essas populações, mas a sua conservação ex-situ em jardins e outros espaços públicos também poderia ser uma maneira de assegurar que esta espécie não se perca irremediavelmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário