quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Inverno: Chegou o Tempo de Descansar e ..Semear com cuidado

 


Em rigor o Inverno começou há já 17 dias! Mas com o  calor das Festas de Natal, que terminam oficialmente só hoje , 6 de Janeiro e  Dia de Reis, é agora que o assinalamos de forma mais vincada. Por coincidência num dia em que a maior parte do país acordou gelado. Para muitos de nós a pior estação do ano, serão pelo menos 2 meses em que ansiaremos pelos dias quentes! 

Mas esta é uma estação cheia de oportunidades! Sendo a maior dela a oportunidade para  verdadeiramente DESCANSAR!  Descansar e enraízar o que se SEMEOU no Outono e que, se tudo correr bem, Poderemos USUFRUIR na Primavera para mais tarde COLHER no Verão.

Como escreviámos há um ano atrás, se formos atentos aos detalhes, esta é a estação em que tudo se prepara para poder emergir renovado na Primavera. 

Sobreviver a esta estação é uma batalha para muitos seres-vivos. Entre os quais inúmeras espécies de plantas e árvores, que aproveitam a época para canalizar as suas energias para o sub-solo. Compreensivelmente. A temperatura da terra, alguns metros abaixo do solo, em regra  constante e superior à da atmosfera,  motiva muitas espécies a "suspenderem" temporariamente a actividade à superfície e a ocuparem-se das suas raízes. O que normalmente apelidamos de "dormência" não deve pois ser confundido com morte ou congelamento total de actividade.

Apesar de tudo, das chuvas que virão e das baixas temperaturas que já se fazem sentir, o nosso clima é essencialmente mediterrânico e  proporciona-nos Invernos relativamente suaves. E dispondo nós de marquises, estufas e varandas aquecidas, o Inverno continua a ser uma boa altura para germinar sementes de forma mais controlada. 

Nas Sementes de Portugal iremos aproveitar a dica do nosso Inverno. Aproveitaremos para diminuir um pouco a nossa actividade visível e iremos concentrar-nos nas fundações do projecto para poderemos lançar alguns "novos ramos" na próxima Primavera.

A todos, os votos de um Inverno confortável. Sem desperdício de energia e de refundação para que, quando vier o tempo mais quente  da Primavera, o possamos Celebrar de forma enérgica e renovada!





Sem comentários:

Enviar um comentário