quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Homenagem ao Arq. Gonçalo Ribeiro Teles

Em dia de Luto Nacional, também nós nos associamos e prestamos a nossa homenagem ao Arquitecto Gonçalo Ribeiro Teles (1922-2020). 


Que a sua passagem aos 98 anos tenha sido em Dia de S. Martinho, não deverá ser mera coincidência. Alguém que ao longo da sua longa vida nunca regateou generosidade para com este país merece todas as homenagens que lhe possamos fazer!

Mas as melhores homenagens serão sempre aquelas que transformem em acção as suas palavras e as suas visões! E neste particular, verdade seja dita, há muitas acções nas últimas décadas em matéria de ordenamento do território e do ambiente que não nos encherão de orgulho! Muito do que foi semeado pelo Arq. Gonçalo Ribeiro Teles nos anos 70 e 80 foi ignorado ou cortado rente (RAN/REN, etc) nos 20 anos seguintes.

Resta-nos o consolo de que as raízes do que semeou, rebentem agora de toiça por todo o lado. E que hoje, um sem numero de pessoas nos mais variados quadrantes, faça todos dias renascer - pela acção - a sua visão! Por todas as generosas sementeiras que fez ao longo da sua vida, e foram muitas, o NOSSO OBRIGADO!

Nota - Há quase 7 anos, por altura do Ano Novo de 2014 publicámos no nosso blogue um pequeno vídeo (de 2005!), "Em nome da Terra", onde a mensagem principal era a da necessidade de trazer o campo para a cidade! Há inúmeros vídeos que valerá a pena ver para beneficiarmos do que pensou. Este é, certamente, um deles. AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário