sexta-feira, 1 de março de 2019

Grão da mesma mó!


Nas sementes de Portugal partilhamos a maior parte das vezes conteúdos relacionados com as espécies autóctones que por aqui evoluíram e que possuem inequívocas qualidades sejam elas ornamentais, paisagísticas, ecológicas ou etnobotânicas. Como se houve dizer..esse é o nosso métier!

Mas quem nos segue sabe que não somos muito ortodoxos e se gostamos de flores, plantas e árvores não gostamos menos da gente que por aqui também se fez evoluir ao longo de séculos. Mal ou bem, com maior ou menor sucesso, tudo discutível, mas com uma certeza: há mais de 800 anos a falar Português, esta língua que obviamente nos ajudou a enformar o nosso carácter enquanto Povo.

E sem querer sermos patrioteiros, é evidentemente óbvio que há algumas coisas pensadas em Português que acrescentam valor à Humanidade. Na nossa e na dos Outros. O último disco de Sérgio Godinho, Nação Valente, é uma dessas coisas.

E muito compreensivelmente a música que aqui partilhamos, Grão da mesma mó, com a participação de David Fonseca, é a nossa preferida. Para nós a continuação, 40 e muitos anos depois, da musica Primeiro dia. Como alguém diria, escrever algo assim precisa de muitos anos de lavoura e Sérgio Godinho lavra há 72 anos!

Permitimos-nos apenas copiar um breve trecho da letra, que a musica merece ser toda ouvida e varias vezes:

"Vê lá o que fazes, há
tanto a fazer
Fazes que fazes
Ou pões sementes a crescer?


Nota - Coincidência ou não, Hoje é o Primeiro dia de Março, o que era o primeiro mês no calendário Romano e consagrado a Marte, Deus da Guerra. Grão da mesma Mó pode muito bem ser ouvido como um cântico nas véspera de uma Batalha! Bom mês de Março!

Sem comentários:

Enviar um comentário