Novo Catálogo 2018-2019 - AQUI !
Lançamos hoje o novo catálogo de pacotes de sementes de flora silvestre 2018-2019! Para nós é o culminar de um trabalho árduo que nos animou ao longo dos últimos dois anos: Acrescentar, às 50 espécies do último catálogo 2016-2017, 10 novas plantas da nossa flora que têm todo o potencial e mérito para fazerem parte dos nossos jardins.
Existirão ainda mais algumas quantas, mas aproximamos-nos mais um pouco da selecção que um dia idealizámos quando começámos o projecto sementes de Portugal há quase 5 anos. E de possibilitar a todos aqueles que o pretendam, de forma simples e confortável, as sementes dessas espécies.
As 10 espécies, que podem já ser adquiridas na nossa loja on-line - www.sementesdeportugal.pt - ela própria também recentemente renovada, são todas elas de fácil germinação, inegavelmente ornamentais e são relativamente abundantes nos nossos campos e paisagens não colocando em risco qualquer população silvestre..
Nove são declaradamente autóctones: Aquilégia (Aquilegia vulgaris); Bem-me-quer (Leucanthemum sylvaticum); Cabelos-de-Vénus (Nigella damascena); Calças-de-cuco (Gladiolus italicum); Gloria-da-manhã (Convolvulus tricolor); Macela-Real (Achillea ageratum); Marianas ( Centranthus ruber); Saudades-roxas (Scabiosa atropurpurea) e Tremoço-azul (Lupinus angustifolius). Uma, o Cipreste (Cupressus sempervirens) introduzido muito provavelmente pelos romanos há dois mil anos tem, como alguém diria, plenos direitos de cidadania e faz parte da paisagem mediterrânica que herdamos dos nossos antepassados que a humanizaram.
Para facilitar a sua consulta, o catálogo é composto por 5 capitulos:
- Flores comestíveis
- Flores silvestres
- Plantas aromaticas e medicinais
- Herbáceas e Pequenos arbustos ornamentais
- Árvores e arbustos ornamentais
Não é uma classificação muito satisfatória pois há espécies que cabem em mais do que uma categoria, mas é a que por agora as permite arrumar da melhor forma e de acordo com as características mais conhecidas do público em geral. São espécies que, numa perspectiva horticultural, tanto se enquadram no jardim como na Horta e para nós um jardim comestível ou uma horta esteticamente bonita não são realidades incompatíveis!
Esperamos naturalmente que estas novas espécies, assim como o catálogo no seu todo, vão ao encontro das expectativas de todos aqueles que cada vez mais se atrevem a germinar as suas próprias sementes procurando ter jardins, adaptados ao nosso clima, com mais sentido etno-botânico e ecologicamente mais ricos e sustentáveis !
A todos os que nos seguem, os votos de uma boa época de sementeiras!
Vivo perto de Loulé, posso saber preços.... Obrigada
ResponderEliminarMuito interessada,vivo perto de Loulé, preços, como conseguir... Obrigada
ResponderEliminar