sábado, 30 de dezembro de 2017

2017: Sementes em retrospectiva



A pouco mais de 24 horas do fim do ano passamos em revista 2017 e lembramos, em jeito de retrospectiva, o que de mais significativo alcançámos nestes 365 dias. Há quem não veja especial interesse no exercício, mas os balanços têm sempre várias virtualidades. A começar pela mais óbvia que é a de termos chegado vivos ao fim de mais um ciclo e podermos voltar a perspectivar outro - Um privilégio que, como sabemos, de forma alguma nos está eternamente garantido! 

A outra é a de nos demonstrar que, não tendo feito tudo o que gostaríamos, afinal muita coisa foi concretizada nestas 52 semanas. 

Não sendo possível sintetizar tudo numa só imagem, destacamos em duas os momentos que para nós marcaram 2017 não só ao nível do nosso projecto, mas também naquilo que nos rodeia e ao qual não fomos indiferentes.

Colaborámos com o Projecto Futuro na região metropolitana do Porto e a recuperação do sitio do Telheiro em Sagres. Fomos a Córdova à conferencia da Rede Europeia de produtores de sementes silvestres e em Maio à Festa da Espiga na herdade do Freixo do Meio.

Fizemos uma edição especial de Cravos Vermelhos e outra de Girassois. Assinalámos Equinócios e Solstícios. Vibrámos com a vitoria de Salvador Sobral e a entrega do prémio Camões a Raduan Nassar. 

Adicionámos sementes de 30 novas espécies ao nosso catálogo geral e promovemos novas formas de semear com os Kits de germinação.

Fomos ao jardim das plantas em Paris e à feira de Jardinagem em Londres. 

Desesperámos com os incêndios, o desordenamento do território e a destruição dos solos em redor da Lagoa de Óbidos. 

Sonhámos com um Sobral interior, descobrimos a grande lizimaquia e ficámos parceiros da Rede Eco-Escolas. 

Fizemos mais 10.000 novos amigos na nossa página FB e tivemos milhares de visitas ao nosso blogue. 

E, sobretudo, continuámos aquela que é a nossa missão: disponibilizámos milhões de sementes de espécies autóctones. prontas a germinar a todos aqueles que as procurava e não encontravam! 

Obrigado 2017!!



Sem comentários:

Enviar um comentário