quarta-feira, 8 de março de 2017

Um jardim autóctone em Silves


Como bem lembra um popular ditado indiano, "Pão comido é o primeiro a ser esquecido" e também nós, apenas quatro dias depois da feira de jardinagem na Quinta da figueirinha, em Silves, já corríamos o risco de não partilhar algumas das imagens do dia de Sábado.

O que seria evidentemente um egoísmo, para além de um erro. Num fim de semana que se previa chuvoso e cinzento, a feira de jardinagem foi presenteada com um magnifico dia de sol que, juntamente com a boa afluência de visitantes, fez desta edição mais uma excelente oportunidade para todos aqueles que se dedicam à jardinagem e à horticultura.

Para nós um dos momentos mais relevantes foi como é claro a inauguração do jardim autóctone do barrocal algarvio. Situado no topo de uma das colinas da Quinta da Figueirinha este espaço é o resultado do trabalho e empenho dos membros da Associação de Jardinagem em climas mediterranicos de Portugal que de forma totalmente voluntária provam que um jardim pode ser atractivo e aprazível apenas com o recurso à flora silvestre da região. 

A localização, o sistema de vistas sobre a propriedade - a Quinta da figueirinha, e o bom desenho dos caminhos garantem que este será um excelente jardim a visitar nos próximos anos, à medida que for amadurecendo e consolidando-se!

Para terminar partilhamos algumas fotos da flora silvestre que no Algarve já anunciam de forma exuberante que ali a Primavera chega sempre mais cedo. Cerros cobertos do amarelo das pascoinhas (Coronilla glauca) e das chuvadas brancas dos Piornos em máximo de floração (Retama monoesperma) já se vislumbram por todo o lado. Mas é nos pequenos detalhes e junto aos pés que estão já a florir algumas das espécies mais interessantes: Da esquerda para a direita: em tons rosa, as cornucopias, ou alfaces-de-argel, Fedia cornucopiae; em azul-lilaz os maios-pequenos, ou pés-de-burro, Gynandriris sisyrinchium; e de branco os narcisos-de-inverno, Narcissus papyraceus.



Sem comentários:

Enviar um comentário