quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Amizade


Que muitas plantas têm uma simbologia associada é algo a que já nos referimos, , por várias vezes,  neste blogue. Gostamos dessa perspectiva simbólica, que evidencia as ligações ancestrais que ao longo do tempo o Homem estabeleceu com o mundo que o rodeava, conferindo significado e identidade a "coisas" que até aí a não tinham, sendo indistintas e sem relevância.

O que acima dizemos vale para centenas de plantas, mas é a propósito da hera, hedera helix, que hoje, ainda em férias, voltamos a esta perspectiva. Na Grécia antiga além de consagrada a Dioníso, Deus do vinho, das festas e do êxtase, era a hera que simbolizava a amizade, a fidelidade e o forte apego afectivo!

E essa é a razão principal para que desde o início a tenhamos incluído no nosso catálogo de sementes. Não por ser uma espécie rara da nossa flora - é aliás comum em todo o nosso território, assim como em toda a Europa, norte de África e Ásia, e é fácil de propagar por estaca, mas por ser uma espécie emblemática.

Emblemática e muito ornamental, que pode e deve ter lugar em qualquer jardim.

Ao contrario do que muitos pensam, as heras não são plantas parasitas das árvores que as seguram! Não lhes sugam a seiva nem as levam à morte. São perenes e envolventes como as verdadeiras amizades, não desistem e não hesitam em lançar novas guias provando que, por princípio, a Natureza tem pavor do vazio. De permeio, e se lhes dermos o tempo suficiente para crescerem, proporcionam, entre os seus ramos e folhas, ninho e abrigo para um sem de pequenos pássaros e animais potenciando uma maior biodiversidade.

Ao fim de algum anos, cerca de 12-15, entram na sua fase adulta, florescendo no Outono para, no final do Inverno, frutificarem pequenas bagas pretas-azuladas - as quais, diga-se, constituem um precioso alimento numa das alturas do ano em que ele mais escasseia.

Porém, se não se pretender testemunhar a longevidade desta espécie - que pode facilmente chegar aos 200 anos e mais, pode-se sempre utilizá-la como cobre-solos ou como revestimento de paredes e sebes, a podar com a regularidade que se considerar imprescindível.

Sendo uma planta generosa e envolvente não pede nenhum cuidado por contrapartida, bastando solos frescos, com alguma sombra e é só! 

Explicadas que estão algumas das facetas desta espécie, é mais fácil compreender porque é que fizemos questão em incluí-la no nosso catálogo principal de pacotes de sementes. Pelas inegáveis qualidades ornamentais e ecológicas,  mas também e sobretudo pelo seu simbolismo.

Por nos permitir deambular, sempre que a virmos, no nosso jardim ou noutro sítio qualquer, sobre o porquê de algures no tempo, alguém muito antes de nós, ter reparado na metáfora e considerado que esta era mesmo a espécie que melhor representava esse elo humano, hoje tão desidratado e esvaziado nas redes sociais,  de "amizade e forte apego".

Sem comentários:

Enviar um comentário