domingo, 5 de junho de 2016

Tempo de colher!


Desde que fomos ver os rododendros do Caramulo passaram-se apenas 15 dias. O que não sendo muito tempo é o suficiente para que já estejamos em Junho e a iniciar mais uma época de colheitas! 

Não significa isto que a Primavera tenha acabado e que os nossos campos não continuem a cobrir-se de outras cores vibrantes. Que continuam, pois algumas das nossas espécies mais emblemáticas terão em Junho e Julho o seu máximo de floração. Porém, à medida que caminhamos para o Verão, numa sucessão vertiginosa e quase ininterrupta, a maioria das nossas espécies silvestres concentra-se em fechar o seu ciclo de vida e em amadurecer as suas sementes para que um novo ciclo se possa iniciar depois do Verão.  

Já mais de uma vez o referimos aqui e não é demais voltar a dizê-lo - apesar de para nós humanos as temperaturas acima de 30º C. serem sinónimo de férias e diversão, para a grande maioria das espécies mediterrânicas será sinónimo de provação!

Os próximos tempos não serão pois os mais aconselhados para semear. É possível, sem dúvida, sobretudo em ambientes condicionados e bem controlados, fazer germinar sementes. Mas os cuidados terão de ser redobrados para que às jovens plântulas  não falte água e um golpe de sol  num dia de distracção deite tudo a perder.

A boa notícia (ou a má notícia, se nos apegarmos excessivamente aos dias longos e quentes) é que este também é um tempo que passará. Daqui a 3 meses, no inicio de Setembro, voltarão a estar reunidas as condições perfeitas para voltar a lançar sementes à terra!





Sem comentários:

Enviar um comentário