sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cardo Penteador


Iniciámos esta semana com uma sugestão improvável - a canafrecha - e terminam-la com outra igualmente insolente: o cardo-penteador. Como é óbvio não somos ortodoxos em matéria de jardinagem e o que é belo não precisa de estar num garden-center com um preço afixado para que tal lhe seja reconhecido.

Acresce a isto que se há boas opções, generalizadamente aceites por todos, uma horta ou um jardim é também um espaço de intimidade que cada um pode personalizar com as espécies que realmente aprecia e não exclusivamente com o que os vizinhos do lado escolheram. Como em tudo, na jardinagem também é possível ser-se ousado!

E ter cardos-penteadores num jardim ultrapassa em muito a ousadia! É esbanjar à porta de casa o que estava à vista de todos e ninguém tinha notado: a inegável beleza geométrica das infloresçências, a engenhosa perfeição das formas que a Natureza apurou nesta planta.

De notar que é uma espécie bi-anual (i.e. as inflorescências emergem apenas no segundo ano do seu ciclo de vida) e que tendo preferência por solos encharcados de Invernos não requisita quaisquer cuidados: Está perfeitamente adaptada ao nosso clima e sabe como dar a volta aos nossos Invernos chuvosos e Verões secos.

Como escrevemos AQUI, esta espécie, que pertence ao género Dipsacus, tem também aplicações medicinais reconhecidas popularmente. Porém, para nós, que nãos as testámos, a grande  mais-valia é ecológica e estética. Seja enquanto está viva seja depois de seca nos mais diversos arranjos.


Sem comentários:

Enviar um comentário