domingo, 12 de outubro de 2014

Chegou o tempo de semear!

Existem Outonos melancólicos!? É possível, mas se nos focarmos no que nos rodeia é improvável que o sejam. Nem melancólicos nem monótonos. Pelo contrário, sao quase três meses ( dois, se descontarmos a azáfama das compras de Natal), em que não há mãos a medir. 

Não só é a altura em que muitas sementes e frutos da época têm de ser colhidas. É também uma das melhores alturas para deitarmos as sementes à terra e testemunhar que a temperatura e a humidade destes meses são as adequadas para a germinação das sementes.

O nosso projecto aposta em diversas novas perspectivas. A mais importante, é a de que é possível devolver a todos nós a flora autóctone. Uma outra, não menos importante, é a de dessacralizar o acto de semear. De facto requer alguns conhecimentos, mas nada que um pouco de amor e bom-senso não ultrapassem. Semear é preciso e é possível!

Com a ajuda da dupla Lina&Nando, criativos da imagem do nosso projecto, criámos um medalhão a colocar junto dos expositores das nossas sementes. Não é que ele não seja já suficientemente bonito, mas nesta matéria todas as armas de promoção são necessárias e bem vindas!

Ao longo dos próximos dois meses iremos partilhar convosco algumas das coisas que temos vindo a fazer ou que já planeámos fazer. Desde colheitas de sementes até a algumas sementeiras. Como verão, tudo coisas ao alcance de qualquer um de nós. Mesmo que vivamos num apartamento. E que só por distracção deixámos de fazer. 

Afinal de contas, se pensarmos que o Homem se relaciona com a Natureza há largas dezenas de milhar de anos e de que a revolução agrícola teve início há 10.000 anos, não serão os últimos 50 anos de urbanização e "insensata" hiper-especialização,  que nos podem impedir de colher, semear e germinar sementes! Está nos nossos genes!

2 comentários:

  1. Muito bonito o vosso medalhão. Apenas um senão: a frase em inglês. Não deixa de ser caricato que uma iniciativa que promove as espécies autóctones recorra ao inglês, ainda que parcialmente, no seu marketing dirigido a portugueses.

    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Viva Paulo!
    Obrigado por também gostar do nosso medalhão :) Quanto ao senão, nao podemos tar em maior desacordo. Para lhe ser franco, só não colocamos em mais 20 línguas por manifesta falta de espaço. As sementes de Portugal cabem em qualquer parte do mundo e, tal como nós portugueses, sempre se deram melhor de portas abertas do que de portas fechadas!! Um abraço

    ResponderEliminar