quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Borragem

Borago officinalis

Das plantas que na ultima entrada vos falávamos, e que já é possível admirar em pleno Inverno, elegemos a borragem, a primeira planta anual sobre a qual colocamos a atenção neste blogue. De discretas mas sofisticadas flores azul-violeta  em forma de estrela é uma planta que quase passa despercebida a muitos de nós. E isto apesar de se encontrar relativamente bem disseminada pelo nosso território. 

A borragem, ou Borago officinalis,  é uma planta anual que pertence à família das boraginácias (Boraginaceae) - Uma família que tem outras plantas que vos mostraremos em posts futuros. Não é exigente ao nível do solo, pelo contrário prefere-os pobres, e requer apenas que o sitio seja bem drenado.

De folhas rugosas e caules cobertos por pêlos tem na medicina popular diversas aplicações para as infusões feitas a partir das suas folhas, eficazes em tosses bronquites  gripes e constipações. Mais recentemente as suas folhas e flores ganharam aplicações culinárias. As primeiras pelo seu leve sabor a pepino, as segundas em saladas pelo efeito decorativo e travo picante. Um regalo para os olhos a provar que estes também comem. E se, por sorte, uma das sementes originar uma planta de flores brancas teremos a salada perfeita.

As suas sementes podem ser semeadas no início da Primavera a uma temperatura de 16º a 20º C. germinam entre uma a duas semanas e no inicio do Outono podem ser transplantadas para os locais definitivos. Depois de crescerem e florirem, as sementes que for deixando cair garantirão a sua auto-propagação nos anos seguintes.
sementes de Borago Officinalis

2 comentários:

  1. Olá,
    Por aqui estamos rendidos à borragem! :)
    É uma planta que com a beleza singela das suas flores nos atrai, a nós, às abelhas e a outros insetos úteis.
    Um abraço,
    http://faroleco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Caro João

    Mesmo em solos de reduzida drenagem a borragem adapta-se relativamente bem. Digo isto porque no meu quintal, que tem um solo argiloso logo pouco drenável, surgem inúmeras borragens espontaneamente.

    Cumprimentos
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar