sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cardo Mariano


Aproveitando o facto de ainda estarmos na quadra do Natal apresentamos-vos hoje o cardo mariano ou, como também é conhecido, cardo-de-Santa-Maria. A razão de ser desta ligação à mãe de Jesus prende-se com as manchas brancas das suas folhas já adultas - de acordo com a lenda, "quando Maria fugia com o seu filho Jesus nos braços passou por uma planta destas. Na sua fuga, o leite corria-lhe para fora dos peitos de tal forma que atingiu uma folhas deste cardo, manchando-as de branco, perpetuando assim o seu nome" (1)

Lendas à parte, o facto é que o Silybum marianum é uma planta abençoada para diversos usos. O que mais gostamos de relevar é, claro, o ornamental. A cor e a estrutura das suas flores não passam despercebidas e podem constituir um bom apontamento seja no jardim ou no canto de uma horta. As suas sementes germinam com facilidade e as plantûlas podem ser transferidas para os locais definitivos no início da primavera, tendo em atenção que é uma planta que preferes solos frescos, boa exposição solar e que é vivaz/plurianual, desaparecendo no Verão para renascer com as primeiras chuvas de Outubro.

Quanto aos restantes usos que tradicionalmente lhe são atribuídos destacam-se o alimentar - folhas e caules quando jovens podem ser aproveitadas em saladas e sopas; e o medicinal. Embora neste particular sejam de referir as dúvidas que pairam sobre a sua eficácia, conforme refere Paulo Araújo no Dias com árvores. De qualquer das formas é uma planta cujo extracto, produzido a partir das suas sementes, se encontra na composição de diversos medicamentos disponíveis em ervanárias para problemas relacionados com o fígado e a bexiga.

(1) Salgueiro,  José, Ervas, usos e saberes , Edições Colibri

Sem comentários:

Enviar um comentário