segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Uma tarefa espinhosa!

Foto obtida na commons wikimedia

Mas afinal de que espécies autóctones falamos quando dizemos que muitas delas têm potencial ornamental para saírem dos campos e saltarem para os nossos espaços verdes?

Esta não é uma resposta difícil - existem mais de 4000 espécies autóctones na nossa flora!! e já começam a haver muitos que se dedicam a explorar o lado ornamental das nossas plantas como é o caso do Arquitecto paisagista Rafael Carvalho que há quase dois anos nos dá boas sugestões no seu blogue Jardim Autóctone, mas no fim do mês de Outubro, época de dias curtos em que já só nos lembramos vagamente de algumas plantas que vimos na " longínqua" Primavera, pode ser uma tarefa mais espinhosa.  Porém é nesta altura que os jardins que queremos ter na Primavera devem ser planeados.

O Outono é a melhor época para colocar árvores e arbustos na terra, mas também uma boa época para semear e fazer germinar muitas das sementes de arbustos e plantas plurianuais que irão florescer a partir de Março do próximo ano - um principio geral de jardinagem independentemente das espécies em causa serem autóctones ou não.

Esta e as próximas entradas irão colocar a atenção em algumas plantas que se semeadas agora poderão ser transplantadas para os seus locais definitivos na Primavera.

Entre essas espécies estão as que nos habituámos a ouvir chamar de "cardos". Um conjunto bastante heterogéneo de plantas com nomes populares tão diversos como cardo mariano, cardo marítimo ou alcachofra, para citar apenas alguns - mas que na realidade pertencem a diferentes géneros botânicos.

 Em rigor, o nome "cardo" não é uma classificação cientifica mas apenas uma forma popular de agregar no mesmo saco "espécies de "plantas tramadas com espinhos". Como qualquer outra generalização é útil, mas injusta porque nos impede de realmente ver o seu interesse ornamental e de quão belas podem ser.

Das espécies etiquetadas como  "cardos" há um género que possui inegável interesse: O género Cynara. Um interesse tão óbvio que não passou despercebido noutros países como França e Inglaterra. A fotografia acima é um exemplo disso e de que para outros povos os nossos cardos até podem ficar bem num jardim!!

Mas a verdade tem que ser dita. A sua beleza é apenas a ponta icebergue! No caso dos Cynara o seu interesse vai muito para além do seu aspecto estético e é de tal forma vasto que seriam necessários vários artigos se lhe quiséssemos fazer justiça. Daí que sejamos forçados a recorrer à técnica do suspense e a fazer uma pausa.

A nossa próxima entrada será sobre a espécie Cynara cardunculus L., utilizada num jardim inglês e cuja foto colocámos acima.

Sem comentários:

Enviar um comentário