Se Abril é um tempo de Esperança, Maio e Junho são tempo de celebração! Continua a ser possível semear, sobretudo em tabuleiros ou vasos, mas a exuberância que vimos em nosso redor é mais resultado do que foi semeado no último Outono/Inverno. Nas próximas duas a três semanas a Natureza alcança o seu climax, nomeadamente em termos de máximos de floração, fazendo de Maio, o nosso mês mais glorioso e que tem necessariamente de ser celebrado.
A tradição das Maias, que para os Celtas marcava o inicio do Verão neste dia era acompanhada de um importante Festival - Beltrane - que o celebrava. E não há razão nenhuma, pelo contrário, para o não fazer agora sem vergonha e encarar com naturalidade um direito que assiste a todas as formas de vida: O de celebrar!
Nota - A palavra CELEBRAR mete, por razões várias, medo à maior parte de nós. Nuns casos lembramos-nos de celebrações litúrgicas e cheiros a naftalina. Noutros pensamos que é expressão para contratos e compromissos arriscados. Mas há uma terceira via, para quem não se permite e não quer correr o risco de parecer um freak espiritualista new age. E que é o seu significado original:
CELEBRAR: cantar, comemorar, dizer, engrandecer, exaltar, festejar, honrar
COMEMORAR: Trazer à memória!
E como não há Futuros auspiciosos sem trazer à memoria o Passado ou sem agradecer o Tempo Presente, Celebrar é tão relevante quanto semear, colher ou simplesmente descansar!
Sem comentários:
Enviar um comentário