segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cardo mariano e Preconceito


Uma nova semana e uma nova espécie para evidenciar. E voltamos a mais um cardo. O cardo-mariano.

Quem nos segue há pouco tempo já deve ter pressentindo a nossa predilecção por cardos. Tem razão para o pensar. Numa certa perspectiva as plantas assim designadas estão na nossa flora como os lobos na fauna. Pouca amadas popularmente, recebem o título todas aquelas plantas que desenvolverem espinhos. Deixámos de as reconhecer, mas da fama de más já não se livram.

O que é errado. Desde logo convém voltar a referir que "cardo" não é género botânico, sendo antes uma designação de "agregação popular" para ensacar plantas de géneros e famílias diversas, como, aliás referimos AQUI, possuem os tais espinhos.

O cardo de hoje, Silybum marianum, tem na nossa perspectiva interesse ornamental seja pelas inflorescências seja pelas enormes folhas verde matizadas de branco. É esteticamente bonito. Mas reconhecemos que pode ser arrojado tê-lo ao pé da porta e os seus espinhos são pouco meigos. Que tem aplicações medicinais também é conhecido - basta passar por uma ervanária, perguntar soluções feitas com os seus extractos e ver a quantidade.

O que é menos conhecido é o seu uso alimentar. E é esse que, por experiência própria recente, vivamente aconselhamos. As suas folhas, robustas, uma vez desprovidas dos pequenos espinhos que possuem na margens, são um bom ingrediente quer em saladas (se as folhas forem jovens) quer incluídas em sopas e a par de outras hortaliças. Mas há até quem faça esparregado com elas. E quem as provar vai quase de certeza ficar a pensar até onde os preconceitos se conseguem estender. Imaginem, até aos cardos. Afinal, inofensivas, deliciosas e sucolentas folhas...




Sem comentários:

Enviar um comentário