sexta-feira, 1 de maio de 2015

Colher é preciso! Aqui e Agora



Semear é preciso! É sempre verdade e esta é uma altura perfeita para o fazer. As temperaturas são as ideais e qualquer varanda pode servir. Germinando no período de Março a Maio tem ainda a vantagem de as plantas terem depois tempo suficiente para crescerem até ao final do Verão podendo ser transplantadas já com algum vigor para os locais definitivos no Outono. Semear é possível durante todo o ano, mas esta é a na nossa perspectiva a altura que na nossa latitude melhor aproveita o movimento de translacção  do planeta Terra.

Mas se semear agora é preciso e possível, colher também já o é. E esta é a altura perfeita para começar a pensar em colher. A grande maioria da nossa flora espontânea está em floração o que ajuda (e muito!) a identificar onde estão as melhores populações silvestres da nossa flora.

E é aqui que gostariamos de desafiar os nossos seguidores com maior disposição para usufruirem da Primavera: Que também sejam nossos colectores!

É verdade que as sementes de Portugal já têm uma rede de colectores nas principais regiões do país, mas quando se possui uma flora com mais de 4000 espécies e um território como o nosso, mãos e olhos nunca são demais e todos os que quiserem colaborar connosco serão bem vindos.

Para ser colector do nosso projecto não é preciso ser um botânico extraordinário. Pode ajudar, mas não é necessário!

O mais importante é que goste realmente das plantas cujas sementes vai colher. Não interessa se é uma erva, um arbusto ou um alho e que tenhamos até tendência a considerar banal e sem interesse. O principio é: Se gostarmos dessa planta, é porque essa planta tem de facto interesse. Basta isso e nao é necessário auto-limitarmo-nos dizendo para nós mesmos que não tem valor e que ninguém gostaria de ter uma erva daquelas no jardim. Não é verdade. Raramente estamos sozinhos e se nós gostamos haverá mais alguem que com certeza também gostará e tem a vontade de germinar as suas sementes.

Alargando a nossa rede de colectores poderemos aumentar de formar ainda mais significativa o números ds espécies cujas sementes ja temos em catálogo (neste momento cerca de 200)  e permitir que quem quizer germinar sementes de uma dada espécie as terá oriundas de populaçoes silvestres genuínas e trazidas pelas mãos de quem também aprecia essa planta. E este aspecto é fundamental: sementes colhidas com amor germinam sempre melhor!

E agora a pergunta, mas " As sementes de Portugal remuneram esse esforço de colher as sementes!?!? Esta é a questão que aqui, como noutros campos, normalmente nos conduz à inacção que só a excessiva valorização do tempo gosta de promover. Colher sementes pode ter uma mais valia económica ( a nossa aposta de longo prazo é de que sim!) mas nesta fase do projecto não é mesmo viável fazer desse aspecto a questão primordial.

Há espécies cujas sementes são mais procuradas pelo que necessitamos de mais sementes e será possivel remunerar o trabalho de recolecção. Mas para muitas outras não é certo que haja já procura amanhã. De qualquer das formas estamos disponiveis para retribuir todas as colaborações e a troca com outras sementes que tenhamos já em catálogo é uma das possibilidades!

Daí que o requisito fundamental para ser colectar das sementes de Portugal seja mesmo o de em primeiro lugar gostar de cada uma das plantas cujas sementes se quer colher. E de olhar para essa actividade como perfeitamente secundária face ao seu beneficio principal que é de andar de olhos abertos e o de reconhecer que a beleza está mesmo por todo o lado e até nos detalhes. De tal forma que é bem possível concluirmos que se calhar há a hipótese do paraíso não ser noutro lugar mas mesmo Aqui e Agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário