domingo, 10 de maio de 2015

Um parque alemão



Depois de no fim-de-semana passado termos estado na conferência de Primavera dedicada ao Jardim Portugês, aproveitámos para tirar uns dias de descanso. Por norma este devem ser uma opotunidade para nos distrairmos dos temas que nos ocupam no dia a dia, mas se fosse essa a intenção entao teriamos escolhido um dos piores locais do planeta para o efeito.

Bremen, a 2,5horas do Porto via Ryanair, é simplesmente um inferno verde!

É um facto que está localizado numa latitude onde a abundância de água e a riqueza do solo proporcionam uma Primavera luxuriante. Todavia o que por lá se vê, não se faz só com bom solo e muita chuva. Resulta sim de opções muito claras do povo daquela cidade acerca da forma como pretende viver nesta terra.

Não sabemos se existe um Jardim Alemão. É provável, mas não foi, pelo menos por agora, o que nos levou lá. O que nós mais apreciámos, e nos deixou a indagar como é que é possivel que em 30 anos de integração europeia não tenhamos conseguido importar mais deste país do que carros de alta cilindrada, foram duas coisas: A dimensão e qualidade dos parques urbanos e, 2) o óbvio gosto que os habitantes da cidade nutrem pela Natureza.

Relativamente aos parques as duas  imagens acima são bem exemplificativas: O Rhododendrom Parc, a par do jardim botânico nele inserido, bem como a cintura de jardins que envolve o núcleo antigo da cidade, são do melhor que que se pode querer ver, pelo menos neste hemisfério.

Já no que respeita ao evidente gosto pela Natureza que aqui se cultiva, três aspectos entram pelos olhos dentro e é impossível não reparar neles. Por um lado, poucas sao as casas, mesmo as mais humildes, que não têm um jardim/horta digno do nome. Por outro lado consegue-se andar na cidade sem ver um único jardineiro obececado a aplicar mondas quimicas, a irradiar "ervas daninhas" e flores silvestres dos relvados ou a  derramar furiosamente as árvores, com a desculpa que tal trabalho é para a protecção de pessoas e bens. Árvores frondosas e passeios cheios de ervas "daninhas" abundam por aqui e, pasme-se, parecem não incomodar ninguém!

Algumas fotos do parque dos rodendros. È dificil nao ficar com inveja...

Algumas fotos de jardins particulares, onde quer a borragem quer as giestas (lado direito) fazem parte das espéices elegíveis;

Algumas fotos de como, pelo menos nesta cidade, é possível ver árvores com uma estrutura de ramos intacta ( ou pelo menos bem podadas)  e bermas e passeios com flora silvestre sem que ninguém entre em pânico!

Sem comentários:

Enviar um comentário