segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Outono




Dentro de algumas horas, mais precisamente às 3h29m de amanhã dia 23 de Setembro de 2014, de acordo com o Observatório Astronómico da Universidade de Lisboa, ocorre o equinócio de Outono assinalando-se "oficialmente" a mudança de estação.

Não que a não tenhamos já pressentido e observado ao longo dos últimos dias, pois este ano, além de um Verão envergonhado, as condições atmosféricas encarregaram-se de nos fazer sentir o Outono mais cedo. De qualquer das formas o momento exacto em que o dia iguala em duração a noite (equinócio tem esse significado em latim), é precisamente às 3h29 minutos e, à semelhança das estações anteriores, alteramos  a  imagem do cabeça e as cores do logotipo das sementes de Portugal. Que nos acompanharão durante os próximos 90 dias.

Ao contrário do que por vezes se houve dizer, de que devido às mudanças climáticas as estações estão trocadas ou que quase já não existem, a verdade é que em Portugal é possível usufruir de um ano com quatro estações bem delimitadas. À semelhança das outras estações, o Outono também tem o seu próprio charme. É verdade que os dias vão diminuindo de tamanho e que a melancolia se pode instalar, mas é também a altura de admirar a Natureza nas suas cores intensas de dourados vermelhos e castanhos. É a altura da luz filtrada e da humidade no ar. O momento de colher muitos dos frutos do Verão. De apanhar cogumelos e podar, de guardar lenha, de fazer compotas e preparar o Inverno.

E é também o momento para pensar em semear. Naturalmente, muitas das sementes das nossas espécies autóctones encontram no Outono as condições de luz e humidade propícias para que a vida que nelas existe desperte. Por isso, semear agora, numa altura em que tudo à nossa volta se encaminha para um período de dormência e de recobro de energias, é também um acto de esperança na nova vida que quer (sempre!) despontar.

Não há pois razões para chorar  o Verão que acaba. Pelo contrário, apenas as temos para tirar partido de um facto, do qual só é necessário aprender a usufruir. Um facto, que resulta "simplesmente" de estarmos nesta latitude do planeta Terra e de juntamente com ele viajarmos em volta do sol, a uma agradável e discreta velocidade de 30 kms/s ou 108.000 km/hora! Poderíamos ir mais depressa, mas é a velocidade aconselhada para percorrermos sem precalços de maior os 930 milhões de Kms que temos de fazer durante os próximos 365 dias.


Gráfico dispnível em http://www.hidrografico.pt/sabia-que-equinocio-primavera.php

1 comentário:

  1. Olá João,
    Estou plenamente de acordo. Em vez de chorarmos pelo verão inacabado vamos aproveitar o outono, uma das estações mais lindas, se a soubermos aproveitar. Está na altura de programar a próxima primavera. Porque não prescindir de um cantinho da relva do jardim e experimentar semear algumas espécies autóctones? Variedade já não falta, é só escolher.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar