sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Flores de Verão II



Achilea ageratum


Definitivamente entrámos no Outono há pelo menos uma semana, mas vamos ser rigorosos com o calendário e aproveitar as pouco mais de 24 horas que nos restam até à mudança de estação para, in-extemis, falarmos de uma outra planta nativa cujas inflorescências de Verão merecem a nossa atenção. Há muitas outras que ficaram por salientar, mas haverá outras oportunidades nos futuros verões.

A Achilea ageratum, também conhecida como agerato, macela-francesa ou erva-copada-de-são-joão, é relativamente frequente em locais húmidos de todo o país e, por essa razão, vulgar nas bermas de caminhos e estradas onde prospera nas escorrências das águas das chuvas.

E é isso que a prejudica. Como se dissemina com alguma facilidade e é relativamente abundante, para a maioria de nós não passa de uma planta sem interesse. Até a vermos com olhos de ver. As suas inflorescências, um pouco a fazerem lembrar as da erva-do-caril ( é aliás, também uma planta da família das asteráceas ou compostas) ocorrem numa altura em que poucas mais flores há. Mas o seu interesse maior radica no aroma perfumado das suas flores que na idade média motivava a sua utilização como planta de cheiro, fresca ou seca, para perfumar as casas.

A isto acresce o facto de ser uma planta perene vivaz, que renasce todos os anos e de a partir dela se poderem extrair óleos essenciais com propriedades medicinais.

Embora tolerante à
seca gosta de ser bem regada na Primavera e prefere solos expostos ao sol. De resto não precisa de cuidados acrescidos!

2 comentários:

  1. E esta (tágueda - Dittrichia viscosa) João. Para quando um artigozinho.

    Cumprimentos
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar
  2. O agerato não existe na minha região.
    Tive este ano o primeiro contacto com o agerato na Serra da Boa Viagem - Fig. da Foz.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar