terça-feira, 20 de maio de 2014

Estorno




A propósito da nossa última saída de campo pelo litoral da costa oeste, colocamos hoje a nossa atenção numa das espécies mais emblemáticas das nossas dunas, a Ammophila arenaria, também conhecida por estorno.

Esta planta, que é das primeiras a colonizar as dunas primárias formadas pela acção do vento, contribui com as suas raízes para a estabilização das areias e com isso para a fixação de outras espécies pioneiras.

Frequentemente confundida com os juncos, esta espécie pertence todavia à família das gramineas (gramineae ou Poaceae), uma das mais extensas do reino vegetal e que inclui inúmeras espécies domesticadas pelo homem para a sua alimentação como o trigo, o milho ou o arroz. Sendo sem dúvida a família do reino vegetal com maior importância económica não é também de estranhar que sejam as gramíneas a ocupar a maior área da superfície terrestre: cerca de 20%.

À parte estes factos é de referir que o uso ornamental das gramineas é em Portugal cada vez mais frequente, acompanhando as tendências paisagísticas que se observam noutros países europeus. Das diversas espécies nativas do nosso país com características e potencial ornamental, a que hoje evidenciamos destaca-se pela sua enorme resistência a solos pobres e áridos. 

Apesar de estar perfeitamente adaptada a solos arenosos - o meio onde evoluiu, não rejeita ser colocada noutros tipos de solos, desde que não excessivamente pesados ou argilosos os quais impedem o o normal desenvolvimento do seu sistema radicular.

Sem comentários:

Enviar um comentário