quarta-feira, 14 de maio de 2014

Azurea




 Anchusa azurea

Com uma foto descaradamente copiada do portal flora-on ( espero que quer a SPB quer o seu autor deixem passar o abuso), o post de hoje é sobre uma pequena preciosidade normalmente catalogada de "erva". 

Quem, como eu, for com atenção às bermas da estrada com certeza que já se deparou com ela. A tonalidade do seu azul-violeta não é vulgar e sobressai seja pela luminosidade seja pelo contraste que provoca ao aparecer no meio do verde de outras ervas e num lugar em que nunca imaginaríamos.

A Anchusa azurea, é uma herbácea perene vivaz, da familia das Boraginaceae, a mesma família da borragem e que em Portugal tem 15 géneros conforme se pode constatar aqui . Aparece normalmente "em bermas, baldios e em locais algo perturbados" e pode ser conhecida pelos nomes vulgares de buglossa, borragem-bastarda ou língua-de-vaca. Tudo nomes que não deixam antever a cor das suas flores. 

E se elas ficam fica bem num qualquer canteiro!

E ficam porque se nós não lhe damos muita atenção os ingleses, mais perspicazes, apuraram variedades para uso ornamental, como é exemplo a  variedade "Loddon Realista"que alcançou um prémio da Royal Horticultural Society.

Sem comentários:

Enviar um comentário