quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dia da espiga

Papaver rhoeas

Aproveitamos hoje a oportunidade para relembrar a celebração do dia da espiga e com isso uma das flores do campo mais emblemáticas que habitam as nossas memórias e que fazem parte de uma espiga composta a preceito.

Este dia, que outrora era celebrado extensivamente por todo o país, e que ainda assim se mantém em algumas zonas da nossa província, coincide com a quinta-feira da ascensão - um dia feriado religioso  móvel que celebra, 40 dias depois da Páscoa, a ascensão de Jesus aos céus. Porém é de acreditar que a tradição de sair aos campos e formar uma espiga com ramos de diversas plantas e flores, tem as suas raízes mais profundas nas tradições pagãs das comunidades agrícolas de todo o mediterrâneo que neste dia celebravam intensamente a sua conexão à natureza e à terra.

Independentemente da origem, a tradição consistia (e consiste) em neste dia sair pelos campos entre a 12 e as 13 horas e colher uma espiga formada por ramos das seguintes plantas: malmequeres, folhas de videira, alecrim, oliveira, espigas de cereais e, claro está, papoilas. Cada uma destas plantas/flores tinha uma simbologia particular, cabendo às papoilas o significado de amor e vida.

 Uma vez colhida a "espiga" a mesma era pendurada pelas pessoas como amuleto nas paredes da cozinha ou da sala onde deveria permanecer durante todo o ano por forma a atrair abundância, saúde e sorte.

O dia era de tal forma sagrado  e importante que em muitas regiões havia o preceito de não trabalhar para participar activamente nos festejos religiosos. A expressão "No dia da Ascensão nem os passarinhos bolem nos ninhos" é disso um reflexo.

Mas se as tradições têm caído em desuso também não é menos verdade que no que respeita às papoilas também se assiste ao se rareamento. Outrora imagem de marca de muitas searas do sul do país são hoje cada vez mais raros esse campos tingidos de vermelho. E muito por culpa dos novos herbicidas selectivos que se encarregam de eliminar todas as plantas excepto os cereais em produção. 

Daí que hoje as papoilas estejam cada vez mais confinadas a algumas bermas de estrada. Embora sejam cada vez mais utilizadas em misturas de sementes para prados floridos. A papoila é uma planta herbacea anual que uma vez semeada se propaga nos anos seguintes pelas sementes que produz.

Uma nota final por fim para o valor alimentar das suas pétalas, as quais são comestíveis podenso ser utilizadas em saladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário