segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cardo Bola

Echinops strigosus
Depois de nos termos ocupado nos últimos posts com as cistácias, fazemos uma pausa nas mesmas, para vos apresentar mais dois cardos e concluir a tarefa de vos mostrar os cardos que considerávamos mais interessantes: o cardo bola e o cardo marítimo. Relembrando o que dissemos aqui, apesar de popularmente designados de cardos pertencem a géneros botânicos diferentes do género Carduus

O que abordaremos neste post é talvez o mais desconhecido da maior parte de nós, o cardo bola ou, cientificamente, Echinops strigosus. Muito frequente no Algarve, há ainda registo da sua presença nos distritos de Beja, Setúbal e Lisboa, conforme nos mostra a Flora-on. Todavia, é no Algarve que  melhor ser observa o enorme potencial ornamental desta planta. 

Algumas das suas populações, como é o caso das que existem entre Vila do Bispo e Sagres, quase chegam a parecer elaboradas instalações plásticas a tirarem partido do contraste entre a perfeição das suas inflorescências esféricas  e as diferentes alturas que as mesmas atingem.

Do género Echinops, que engloba cerca de 120 espécies, apenas ocorre em Portugal a que agora vos apresentamos. E não ficámos mal servidos. Pelo contrário, bate aos pontos e de longe as variedades de jardim, desenvolvidas noutros países e que já se vêem em alguns garden centers. As suas bolas são muito maiores e podem facilmente ser aproveitadas em arranjos florais frescos ou secos.

Não lhe são conhecidas utilizações medicinais ou culinárias, mas o interesse ornamental justifica-o plenamente. A germinação das suas sementes não requer cuidados especiais e está bem adaptado a solos pobres, bem drenados e expostos pelo que é de evitar regá-lo com frequência. É uma planta plurianual que pode atingir um metro de altura e que à semelhança de outros cardos aparenta estar seca durante o Verão para, com as primeiras chuvas de Outubro, renascer.

Nota - As fotos são da autoria de Júlio Machado do blogue Pedras, Plantas e Companhia

3 comentários:

  1. Ora Viva!
    Não sei se repararam, mas no programa Biosfera da RTP2 do domingo passado (26 janeiro) foi feita uma referência ao vosso blogue.
    É possível rever o programa em
    http://www.faroldeideias.com/tv.php?programa=Biosfera
    Confirme-se no minuto 23:10.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. E não é que é mesmo verdade! Obrigado! Se não fosse o Rafael passava-nos completamente ao lado... É que no meio dos afazeres sabe bem saber que um programa como o Biosfera já sabe da nossa existência. um abraço

    ResponderEliminar