Ainda na família das Apiáceas/Umbelíferas, existem várias Tápsias que podemos encontrar em Portugal, mas queremos sublinhar duas pela sua dimensão e pela floração mais exuberante. São elas a Thapsia villosa ou Turbit-da-terra e a Thapsia transtagana.
Turbit-da-terra ou tápsia (Thapsia villosa)
O turbit-da-terra pode ser encontrado por todo o país em clareiras de bosques, taludes e à beira dos caminhos. Já a Thapsia transtagana, está referenciada na metade sul/interior de Potugal e ambas distribuem-se pela parte mais a sul da Peninsula Ibérica, sul de França e NO de África, ou seja, em volta do Mediterrâneo.
Muito semelhantes com a anterior Canafrecha
(Ferula communis), as Thapsia são de menores dimensões mas de encanto semelhante.
O turbit-da-terra, por exemplo, tem a umbela menor mas mais densa e a sua folhagem deixa de ser plumosa para
ser rendada, fazendo lembrar as frondes de um feto.
São plantas herbáceas e vivazes pelo que, mesmo perdendo os seus caules florais, as gemas de renovo mantêm-se ao nível do solo, muitas vezes envolvidas pelas folhas basais em roseta e "revivem" na primavera seguinte.
Florescem de Abril a Julho, sendo das primeiras umbelíferas a dar flor. E é pela
sua floração de um amarelo intenso e brilhante que recomendamos o seu uso como
ornamental, pela introdução de 'luminosidade' no meio das outras plantas.
Preferem solos ácidos, pobres em nitrogénio e não gostam de sombra pelo que podem ser uma boa solução para "aqueles locais difíceis"...
No verão as respectivas umbelas de sementes ficam assim:
Umbela da Thapsia villosa Umbela da Thapsia transtagana
Ao estilo de um prado natural, numa parte do meu jardim onde só passo a relvadeira uma vez por ano, espalhei este ano algumas sementes de Turbit-da-terra. Estou curioso para ver o resultado.
ResponderEliminarCumprimentos.