quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Funcho-marítimo

Funcho-marítimo florido

É a única espécie do género Crythmum e o seu epíteto específico maritimum indica que vive exclusivamente no litoral.
Tal como na maioria das Apiáceas, ressalvando sempre as notáveis excepções como por ex. a conhecida cicuta, toda a planta é comestível, desde as suas folhas carnudas e aromáticas, aos caules e às próprias sementes, estando recentemente a ser descoberta pelas novas gerações de chefes de cozinha.
Cruas ou cozinhadas as folhas sabem levemente a funcho, talvez um pouco mais amargo e são ricas em vitamina C. 
Também do funcho-marítimo é extraído um óleo essencial que é depois usado como digestivo ou na  indústria da perfumaria.

Sementes do funcho-marítimo

É uma planta vivaz, renovando-se todos os anos sob a forma de um pequeno arbusto até 50cm de altura, de cor verde azulada e dando-se preferencialmente nas falésias rochosas do litoral. Para além de todo o nosso litoral, pode encontrar-se também no Mediterrâneo, Ilhas Canárias e costa sul e oeste da Bretanha e Irlanda, norte de África e Mar Negro.
Ao contrário da Canafrecha (Ferula communis) ou das tápsias não tem caules esculturais nem sequer exuberantes e douradas umbelas floridas. Mas em contrapartida recobre-se completamente de flores branco-amareladas, reunidas em umbelas agarradas ao corpo da flor, por volta de Junho a Agosto. 

Tolera muito bem a exposição maritima, e dá-se bem em solos pobres mas bem drenados, como os arenosos - só não gosta de sombra.

É por tudo isto fortemente recomendável para Jardins do Litoral sujeitos a condições adversas como os constantes ventos e maresias.

Sem comentários:

Enviar um comentário