quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

2020: Sementes de Portugal em Revista

 



Passando 2020 em Revista, escusado será dizer que também para nós 2020 foi, possivelmente, o ano mais atípico e difícil que tivemos! 

Porém, se o simples facto de continuarmos a existir  já seria motivo de muita satisfação, a verdade é que o nosso 7º ano de existência foi cheio de concretizações que nos enchem de satisfação. 

De todas elas salientamos, neste ano em que deixou de estar entre nós o Arq. Gonçalo Ribeiro Teles,  quatro momentos maiores:

1º - A nossa participação, enquanto membros fundadores, na Assembleia Geral da Associação Europeia de produtores de sementes silvestres;  ENSPA - European Native Seeds Producers, que se realizou no início de Fevereiro em Irdning-Donnersbachtal - Austria

2º - A possibilidade de participarmos, enquanto fornecedores,  no novo Jardim da Praça de Espanha  - chamará Jardim Arq. Gonçalo Ribeiro Teles. Ao longo da Primavera e Verão deste ano focámos a nossa energia na recolha, tratamento e limpeza de sementes de mais de 100 espécies autóctones da nossa flora autóctone que ocorrem na região da Grande Lisboa. Uma oportunidade única para levar para um jardim no centro da cidade o essencial da nossa flora silvestre contribuindo para a sua biodiversidade

3º- As melhorias efectuadas nas nossas instalaçoes das Caldas da Rainha, ao nível do equipamento/organização do espaço, mas sobretudo no belíssimo Mural  que dois jovens artistas plásticos da cidade- a Constança e Joao Margarido, criaram para nós no final do mês de Agosto.

4º - Por fim, enquanto sócios da Sociedade Portuguesa de Botânica, recordaremos 2021 como o ano em que foi finalmente publicada a Lista Vermelha da Flora Vascular de  Portugal Continental. Um projecto liderado pela Sociedade Portuguesa de Botânica, que avaliou o estado de conservação de mais de 600 espécies da nossa flora e que será relevante nas politicas de conservação do nosso país. O nosso contributo foi diminuto, mas mesmo assim um privilégio, ao apadrinharmos  4 espécies que apreciamos particularmente: a Genciana (Gentiana lutea, criticamente em perigo);  a Flor-de-adónis (Adonis annua; vulnerável); o Carvalho-de-Monchique (Quercus canariensis, criticamente em perigo) e a Mandrágora (Mandragora autumnalis, em perigo).

Nas duas imagens tentámos resumir os momentos mais marcantes de 2021. Com a certeza porém de que só puderam acontecer graças aos nossos amigos e clientes que, com as suas compras e apoio incondicional, suportaram e justificaram a nossa actividade: fornecer sementes de flora silvestre. Para jardins com maior biodiversidade e mais sustentáveis; para projectos de renaturalização, intervenções paisagisticas ou bosques mais resilientes!  

A todos, o Nosso Obrigado!







Sem comentários:

Enviar um comentário